Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Director de comunicação da Casa Branca demitiu-se

A demissão de Mike Dubke, contratado em Fevereiro, tinha sido apresentada no passado dia 18 mas só hoje foi conhecida. A saída será prenúncio de mais mexidas na equipa de comunicação de Trump, diz o Washington Post.

Reuters
30 de Maio de 2017 às 12:42
  • ...
O director de comunicação da Casa Branca, Mike Dubke, demitiu-se há menos de duas semanas do cargo. A saída só foi conhecida esta terça-feira, 30 de Maio. E ainda não é claro quando deixará funções.

O Washington Post cita fonte oficial que confirma a saída do responsável, ao fim de três meses no cargo. Apesar do pedido feito no dia 18, Dubke ofereceu-se para continuar a apoiar o presidente durante a sua recente deslocação ao Médio Oriente e Europa, que terminou no sábado.

A chegada do estratega republicano Dubke à Casa Branca tinha sido noticiada a 17 de Fevereiro pelo Politico, que sublinhava o facto de a contratação mostrar a divisão que existia entre os mais próximos de Trump e ser interpretada como uma manifestação de poder do chefe de gabinete do presidente, Reince Priebus. Antes dele, vários outros profissionais de comunicação tinham rejeitado o cargo.

Dubke, um "outsider"

Mike Dubke está ligado uma ala mais moderada dentro dos republicanos e o objectivo da sua contratação seria estabelecer uma estratégia de comunicação de longo prazo para a nova administração, em concertação com Sean Spicer, o porta-voz da Casa Branca para a imprensa que vinha acumulando as duas funções.

O agora demissionário director de comunicação fundou a empresa Crossroads Media, tendo prestado serviços de consultoria a vários membros republicanos no senado norte-americano nos últimos anos. Entrou na equipa da Casa Branca como um outsider, já que não trabalhou nem com a campanha nem com o "staff" de transição de Trump.  

"Foi uma grande honra servir o presidente Trump e a sua administração. Também foi um prazer trabalhar lado a lado e dia após dia com as equipas da comunicação e da imprensa," escreveu Dubke num e-mail de despedida esta manhã.

As mexidas na comunicação acontecem, nota o Washington Post, depois de a equipa de comunicação e imprensa de Trump ter sido responsabilizada por não conseguir gerir a crise resultante das suspeitas de conivência entre a campanha presidencial republicana e o Kremlin, que culminou na demissão do director do FBI, James Comey, numa altura em que a agência investigava aquelas suspeitas.

Mais mexidas?

O site Axios - que deu a notícia da demissão em primeira mão - refere, tal como o Washington Post, que esta saída pode ser prenúncio de alterações mais vastas na equipa de Trump na Casa Branca, que pode chegar ao chefe de gabinete. O nome de David Urban, um lóbista republicano que foi conselheiro do presidente na campanha, é um dos falados para o cargo. 

O mesmo meio refere que o presidente se encontrou ontem com dois membros da sua campanha -  Corey Lewandowski e David Bossie - sondando-os para fazer parte do gabinete de comunicação de crise, um movimento visto como de linha dura, já que ambos são conhecidos por terem uma estratégia agressiva de lidar com situações de crise política.

Spicer manter-se-á no cargo de porta-voz para a imprensa, mas o número de conferências diárias com jornalistas na presença de câmaras deverá diminuir. Já Donald Trump, como parte de uma nova abordagem à imprensa, deverá passar a viajar mais e responder a mais perguntas de jornalistas durante as suas deslocações.

O presidente vem acusando sistematicamente a imprensa norte-americana de criar e difundir notícias falsas, tendo privilegiado o recurso às redes sociais - nomeadamente o Twitter -, argumentando que só dessa forma consegue que a sua mensagem chegue directamente aos destinatários sem ser deturpada.

Foi o que fez esta terça-feira, ao prometer que a relação dos EUA com a Alemanha em termos comerciais e de defesa "vai mudar". Recentemente, foi notícia a intenção de passar previamente pelo filtro de advogados da Casa Branca o conteúdo das mensagens de Donald Trump a publicar nas redes sociais.

(Notícia actualizada às 13:16 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Donald Trump Casa Branca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio