Notícia
Trump promete posição final sobre Acordo de Paris "para a semana"
As alterações climáticas e a ênfase no Acordo de Paris de 2015 é um dos temas que os líderes das sete economias mais desenvolvidas do mundo têm na agenda na reunião do G7 que começou ontem.
A declaração chega uma vez mais pela via privilegiada, com a publicação de uma mensagem na rede social Twitter, ao início desta tarde. Nela, lê-se "Vou tomar a minha decisão final sobre o Acordo de Paris na próxima semana!"
I will make my final decision on the Paris Accord next week!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 27 de maio de 2017
As palavras de Trump surgem em plena reunião do G7, que decorre desde ontem em Taormina, Sicília, na Itália, na qual o presidente dos EUA participa e onde a questão do clima é uma das que está em cima da mesa.
Esta sexta-feira, o conselheiro económico de Donald Trump, Gary Cohn, disse aos jornalistas que a opinião do presidente está a "evoluir" depois das conversas com os líderes europeus que o instam a manter-se "a bordo" do acordo.
"Ele sente-se actualmente muito mais conhecedor do assunto. Ele veio aqui para aprender, ele veio aqui para ficar mais inteligente," afirmou o responsável.
Ainda assim, a Reuters refere que o tom do comunicado sobre as alterações climáticas no final da reunião deixará assente que seis das sete economias desenvolvidas apoiam o Acordo de Paris de 2015 e que foi dado mais tempo aos Estados Unidos para decidir a sua última palavra.
Esta semana, no seu primeiro encontro com o papa, Francisco ofereceu a Trump um exemplar da sua encíclica Laudato Si, em que aborda a necessidade de preservação do meio ambiente.