Notícia
Trump reitera que vai construir um muro na fronteira com o México
O presidente eleito dos Estados Unidos assegurou que vai mesmo ordenar a construção de um muro junto à fronteira com o México. E reiterou que será o México a pagar. Já em relação ao Obamacare, anunciou que irá substituí-lo.
"Vamos construir um muro, não é uma cerca", disse Donald Trump ao jornalista que o questionara sobre se a construção de uma "cerca" na fronteira americana com o México iria mesmo avançar. Avançar vai, disse o presidente eleito dos Estados Unidos, logo corrigindo o jornalista e a "sua formulação incorrecta".
Na primeira conferência de imprensa prestada por Trump no último meio ano, o multimilionário nova-iorquino disse ainda não estar na disposição de "esperar um ano ou um ano e meio" - até que estejam concluídas as negociações com as autoridades mexicanas - "para iniciar a construção".
Como tal, Trump anunciou que serão os Estados Unidos a tratar da construção, o que acontecerá o quanto antes. E para quem pudesse questionar se tal representa uma marcha-atrás relativamente à garantia dada durante a campanha eleitoral de que seria o México a pagar a construção do dito muro, Trump afiançou agora que "o México irá, de alguma forma (…) reembolsar-nos" pelo custo do muro.
"Eles vão reembolsar-nos pelo custo do muro. Isso vai acontecer. Seja através de uma taxa ou de pagamento directo. É menos provável que seja por pagamento directo. Mas vai acontecer", atirou reiterando: "eu quero o muro iniciado".
Afinal Obamacare é para eliminar
Na conferência de imprensa realizada hoje em Nova Iorque, Donald Trump voltou a outros das promessas feitas durante a campanha, designadamente a reforma do sistema de saúde conhecida como "Obamacare", que o magnata do imobiliário prometeu anular.
Contudo, após o encontro mantido com o ainda presidente Barack Obama, três dias após a vitória nas presidenciais, Trump disse que, afinal, o Obamacare não seria para eliminar totalmente, uma vez que tinha "partes boas".
"O Obamacare é um completo desastre", disse hoje Trump para quem "a verdade é que está a implodir". Assim sendo, o futuro presidente dos EUA anunciou que depois de tomar posse a sua administração irá "apresentar um plano para anular e substituir" o programa legislativo de reforma ao sistema de saúde promovido pela administração Obama. Trump assegura que o plano da sua equipa "será muito menos dispendioso e muito melhor" do que o Obamacare.