Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA criam menos postos de trabalho do que o previsto

A economia norte-americana criou 142 mil postos de trabalho em Setembro. Este valor ficou abaixo da estimativa dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontava para uma leitura de 201 mil. Taxa de desemprego manteve-se nos 5,1% no mês passado.

02 de Outubro de 2015 às 13:46
  • 1
  • ...
A economia dos Estados Unidos da América, a maior do mundo, criou menos emprego em Setembro do que o esperado pelos analistas. Assim, no nono mês de 2015 foram criados 142 mil empregos nos Estados Unidos, de acordo com os dados do Departamento norte-americano do Trabalho, citados pela Bloomberg. O valor médio estimado pelos 96 economistas consultados pela Bloomberg apontavam para a criação de 201 mil postos de trabalho.

Os dados do Departamento do Trabalho mostram ainda que a taxa de desemprego nos Estados Unidos manteve-se nos 5,1% em Setembro. Inalterado manteve-se também o crescimento dos salários.


Os investidores aguardavam pela divulgação destes números para tentarem encontrar sinais de que a recuperação económica dos EUA é sólida, como sustenta a Reserva Federal dos Estados Unidos. A Bloomberg explica que o arrefecimento dos mercados externos, um dólar forte e os baixos preços do petróleo que estão a prejudicar a produção e as exportações levam as empresas a hesitar antes de contratar mais funcionários.

Para Ryan Sweet, economista-sénior da Moodys Analytics, dados relativos à criação de postos de trabalho piores que o esperado enfraquecem "a confiança sobre a robustez da expansão" económica.

"Pode ser um sinal de uma reacção apressada das empresas à volatilidade do mercado", acrescentou em declarações à Bloomberg, antes de terem sido conhecidos os dados  do Departamento do Trabalho.

(Notícia actualizada às 13h52)
Ver comentários
Saber mais Estados Unidos da América EUA Departamento do Trabalho postos de trabalho desemprego empregos taxa de desemprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio