Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Augusto Santos Silva: Portugal e Angola têm “maturidade necessária” para estreitar laços

O ministro Augusto Santos Silva anunciou que o programa estratégico de cooperação entre os dois países está pronto e que aguarda que Luanda marque data para assinatura final. Mas não se compromete com cimeira bilateral.

Ministro dos Negócios Estrangeiros - Augusto Santos Silva
Ricardo Meireles
13 de Janeiro de 2016 às 12:54
  • 7
  • ...

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, avançou hoje que o programa estratégico de cooperação entre Portugal e Angola "está pronto, tecnicamente concluído" e que "precisa apenas de assinatura".

"Compete neste caso às autoridades angolanas definirem uma data, visto que a assinatura será em Lisboa. Quando o Ministério das Relações Exteriores assim o entender, estamos, do lado português, prontos para assinar a qualquer momento o programa estratégico de cooperação", acrescentou o governante, à margem de uma iniciativa do INOV Contacto 2016, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em Lisboa.

Escusando revelar as linhas gerais desse programa de cooperação, Santos Silva explicou aos jornalistas que a assinatura chegou a estar prevista, mas foi adiada devido à realização das eleições legislativas em Portugal.

E assegurou que entre os dois países, há uma "relação recíproca de iguais". Mesmo que em Outubro de 2013, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, tenha anunciado o fim da parceria estratégica entre ambos.

"Não ignoramos as dificuldades por que passam do ponto de vista orçamental os nossos amigos angolanos. E os nossos amigos angolanos não ignoram as dificuldades do ponto de vista orçamental e financeiro por que passamos, mas isso significa mais uma razão para estreitar a nossa cooperação económica, política, cultura e na língua", sustentou o chefe da diplomacia portuguesa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse acreditar "convictamente" nas "boas condições para que tal aconteça, até porque "ambos os estados têm a maturidade necessária para desenvolver essas relações no plano institucional que lhe é próprio".

Sublinhando não ter "uma visão pessimista dos últimos anos de relação com Angola", o ministro não se comprometeu, contudo, com a realização da cimeira bilateral entre Portugal e Angola que chego a estar a agendada para Fevereiro de 2014, em Luanda, mas nunca aconteceu.

"Há trabalho a fazer para que a hipótese de uma cimeira possa ser colocada", justificou, embora realçando que "há muitas oportunidades ao longo deste ano para reforçar as relações bilaterais".

A 17 de Março, haverá encontro dos Ministros de Negócios Estrangeiros dos países de língua Portuguesa, em Lisboa. E em Junho os chefes de Estado e de Governo dos países da CPLP encontram-se numa cimeira, no Brasil.

Ver comentários
Saber mais Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva Portugal Angola José Eduardo dos Santos CPLP diplomacia relações internacionais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio