Notícia
AICEP reforça rede com presença em Zurique, Teerão e Astana
A agência liderada por Miguel Frasquilho abre delegação na Suíça na próxima semana. E quer estar na capital do Cazaquistão a tempo da Expo mundial dedicada à energia, que se realiza em 2017.
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) inaugura na próxima semana uma delegação em Zurique, na Suíça. E este ano vai reforçar a sua rede internacional com representações em Teerão, a capital iraniana, e em Astana, capital do Cazaquistão, confirmou o presidente, Miguel Frasquilho.
"Quando o nosso plano estratégico foi apresentado inicialmente, contemplava a abertura de delegação na Nigéria e não contemplava abertura em Cuba ou no Irão", explicou o responsável, indicando que os acordos alcançados entre os EUA e esses dois países, mas também a "evolução geopolítica negativa" na Nigéria, levaram a AICEP a afinar a estratégia.
"Ao abrigo do programa que temos com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através de um estagiário do ministério, já estamos em Cuba e iremos estar presentes em Teerão, no Irão, que é outra das aberturas previstas para este ano", detalhou aos jornalistas, à margem de uma iniciativa do programa INOV Contacto 2016, promovido pela AICEP, que anualmente leva jovens portugueses a estagiar em vários países.
"Outra abertura prevista é em Astana, no Cazaquistão, porque se vai realizar a Expo internacional, relacionada com energia, e em particular, energia renovável, em 2017, onde Portugal é um 'case study'", continuou Frasquilho.
Na China, em Cantão, também deverá instalar-se a quarta delegação da AICEP naquele país asiático.