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AICEP: Missão ao Japão dá sinais de reforço de investimento em Portugal
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) considera que o 'roadshow' ao Japão "correu bastante bem" e que há perspectivas de "reforço de investimentos" de empresas já presentes no mercado português.
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Miguel Frasquilho deslocou-se ao Japão entre 28 e 30 de Janeiro, no âmbito de um "roadshow" de investimento.
"Correu bastante bem", disse o presidente da AICEP, adiantando que houve "reuniões quer com investidores já presentes em Portugal, quer com novos investidores", além de encontros com associações de empresas nipónicas.
"Há a perspectiva de que alguns investimentos [já feitos em Portugal] possam ser reforçados e que haja a possibilidade de interesse de empresas [nipónicas] que ainda não estão" no mercado português, disse.
Deste "roadshow" também ficou aberta a possibilidade de haver mais missões empresariais a Portugal da parte de empresas japonesas, através das associações comerciais.
Miguel Frasquilho sublinhou que esta é a terceira visita que faz ao Japão enquanto presidente da AICEP, destacando a importância daquele mercado.
"Há imenso afecto e carinho relativamente a Portugal da parte dos japoneses", salientou Miguel Frasquilho, recordando que isso poderá estar ligado ao facto de os marinheiros portugueses "terem sido os primeiros ocidentais" ao Japão.
O presidente da AICEP reiterou a importância do mercado japonês, apontando que actualmente a delegação da AICEP em Tóquio conta com cinco pessoas e que dentro de "dois a três meses" vai ser reforçada com um 'FDI Scout', ou seja, um especialista na captação de investimento estrangeiro.
"Queremos que haja um aprofundamento das relações comerciais e económicas", salientou.
Toyota ou Mitsubishi são algumas das empresas japonesas presentes em Portugal.