Notícia
Guterres: "Sou um velho amigo" de Angola
O antigo primeiro-ministro português encontrou-se com José Eduardo dos Santos para obter o apoio de Angola à sua candidatura ao cargo de secretário-geral da ONU.
António Guterres classificou-se na quinta-feira, 17 de Março, como um "velho amigo" de Angola, à saída de um encontro que manteve com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda.
O antigo primeiro-ministro de Portugal deslocou-se a Luanda para obter o apoio deste país à sua candidatura ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Guterres avaliou a conversa que manteve com José Eduardo dos Santos como "extremamente interessante e positiva". A eleição para a escolha do sucessor do sul-coreano, Ban Ki-moon, no cargo de secretário-geral da ONU decorrerá este ano mas ainda não tem data marcada.
"Para mim é muito importante ter Angola logo no início desta campanha porque sou um velho amigo deste país e um grande admirador do povo angolano", afirmou António Guterres, citado pelo Jornal de Angola.
O ex-Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados considerou Angola como "um país de grande importância e influência para o futuro do continente africano" que tem protagonizado um "conjunto de iniciativas, promovendo a paz em diversos pontos do continente".
"Tudo isto faz de Angola um pilar importante da paz a nível internacional, daí que para mim era muito importante vir a Luanda dizer o quão fundamental considero que a ONU seja um instrumento decisivo para apoiar os africanos, a liderança africana, não apenas no caminho do desenvolvimento sustentável, mas também na solução dos problemas da paz e segurança que infelizmente ainda existem el algumas áreas do continente" declarou Guterres, citado pelo Jornal de Angola.
Marcelo e Costa a caminho de Luanda
Segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa deverão visitar Angola "em breve".
George Chikoti fez este anúncio após a reunião extraordinária de conselho de ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve lugar na quinta-feira, 17 de Março, em Lisboa.
"Sei que houve contactos entre Luanda e Lisboa e teremos, provavelmente nos próximos tempos, a visita do Presidente e do primeiro-ministro de Portugal a Angola. Caberá agora aos nossos dois ministérios trabalhar para que consigamos encontrar as datas", disse o ministro citado pela agência Lusa.
George Chikoti revelou também que Portugal e Angola já finalizaram o próximo programa de cooperação bilateral, com Santos Silva a afirmar que será assinado "quando for oportuno".
"Estamos a trabalhar na intensificação das relações políticas, económicas e económicas e o papel de Angola na região, como país que lidera a Conferência Internacional sobre os Grandes Lagos, bem como na África Austral, que é muito importante. As relações são boas e devem melhorar", sublinhou por sua vez o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.