Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IGF quer sistema de "registo prévio" no acesso às bases de dados do Fisco

Os utilizadores da base de dados do Fisco acedem livremente aos dados dos contribuintes e não há controlo de segurança dos dados a nível interno, diz a IGF, que recomenda a criação de um sistema de "registo prévio".

Correio da Manhã
26 de Maio de 2015 às 19:52
  • ...

Os funcionários do Fisco com acesso à base de dados acedem "livremente aos dados pessoais dos contribuintes sem a existência de procedimento prévio e sem estarem devidamente autorizados". Fazem-no, por exemplo, "por curiosidade" e fora do âmbito de quaisquer "tarefas profissionais". A conclusão é da Inspecção-geral de Finanças que, à semelhança do que já acontecera com a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), considera que o sistema não previne acessos indevidos à informação fiscal dos contribuintes.

 

Na auditoria realizada ao processo que levou à criação da Lista VIP no Fisco, cujos resultados foram conhecidos esta terça-feira, a IGF considera que deverá ser desenvolvida uma aplicação informática que obrigue a um "registo prévio" que justifique o acesso aos dados de qualquer pessoa, à semelhança do que já acontece com o "e-factura" em que, para aceder à informação, o funcionário tem de dizer qual é o processo de contra-ordenação ou de divergências em que está a trabalhar.

 

Segundo a IGF, há internamente um pressuposto de que "toda a informação no interior da AT está protegida pelo dever de sigilo a que os trabalhadores estão obrigados", daí que se tenha descurado a protecção "no domínio interno, pelos próprios trabalhadores e colaboradores".

 

A existência de utilizadores externos é outro problema apontado pela IGF, tal como a CNPD também havia já feito. A AT apenas dispõe de informação capaz de permitir o adequado controlo e responsabilização dos acessos de 114 dos 893 utilizadores externos, conclui o relatório de auditoria. Pelas contas da CNPD havia mais 2.302 utilizadores externos. 

 

O relatório da IGF confirma a criação e existência de uma lista VIP de contribuintes e recomenda a abertura de processos disciplinares aos dirigentes e funcionários envolvidos. 

Ver comentários
Saber mais Comissão Nacional de Protecção de Dados IGF lista VIP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio