Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da República já devolveu diploma dos salários e contribuição de sustentabilidade ao Parlamento

O Presidente da República já devolveu à Assembleia da República os decretos-lei que estipulavam o corte de salários na função pública e nas pensões, depois de conhecida a decisão do Tribunal Constitucional sobre os dois diplomas.

Negócios 18 de Agosto de 2014 às 18:49
  • 13
  • ...

"O Presidente devolveu à Assembleia da República, sem promulgação, Decretos da Assembleia da República na sequência da decisão do Tribunal Constitucional", revela a Presidência da República no site oficial.


"O Presidente da República devolveu hoje à Assembleia da República, sem promulgação, nos termos do artigo 279º da Constituição, os Decretos nº 262/XII e n.º 264/XII uma vez que o Tribunal Constitucional se pronunciou, em sede de fiscalização preventiva, pela inconstitucionalidade de normas daqueles Decretos."

 

A devolução dos Decretos está relacionada com as decisões tomadas pelo Tribunal Constitucional e conhecidas na última quinta-feira, 14 de Agosto.

 

Em causa está o Decreto nº 262/XII que se refere aos cortes nos salários dos funcionários públicas, que foi aprovado parcialmente, e o Decreto n.º 264/XII que se refere à redução das pensões, que foi chumbado pelo Constitucional.

 

Os juízes do Palácio Ratton declararam inconstitucional a Contribuição de Sustentabilidade que o governo queria aplicar sobre as pensões a partir de 2015. Viabilizaram, ao invés, os novos cortes nos salários da função pública nos moldes aprovados no Governo Sócrates, mas apenas para este ano e 2015.

Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva Assembleia da República Tribunal Constitucional Presidência da República Presidente da República Decreto nº 262/XII Decreto n.º 264/XII Palácio Ratton política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio