Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima: “Aumentar os impostos outra vez? Seria mau para a economia”

O ministro da Economia garante que o Governo não tem um plano B, caso o Tribunal Constitucional chumbe as normas do diploma da CGA, enviadas para fiscalização preventiva pelo Presidente da República.

26.º- António Pires de Lima 
Nova entrada deste ano, após nomeação (muito aplaudida) para ministro da Economia.
Bruno Simão/Negócios
25 de Novembro de 2013 às 08:47
  • 31
  • ...

“Respeitemos a decisão do Presidente da República e aguardemos serenamente a decisão do Tribunal Constitucional. De facto não temos nenhum plano B: reduzir a despesa pública não é substituível por qualquer aumento de impostos. Aumentar os impostos outra vez? Seria mau para a economia, que finalmente está a retomar, e os credores nem querem ouvir falar no assunto”, afirmou o ministro da Economia, António Pires de Lima, numa entrevista concedida esta segunda-feira ao “Diário Económico”.

 

Este sábado, 23 de Novembro, o Presidente da República pediu a fiscalização preventiva das normas do diploma da Caixa Geral de Aposentações que estabelecem cortes de até 10% nas pensões já em pagamento.

 

Fê-lo no sábado, último dia do prazo. O Tribunal Constitucional tem agora 25 dias para responder. Em comunicado, a Presidência explica que o TC terá que avaliar a conformidade destas normas com os princípios "da unidade do imposto sobre o rendimento, da capacidade contributiva, da progressividade e da universalidade, e com o princípio de protecção da confiança, quando conjugado com o princípio da proporcionalidade". Não há referência à questão do princípio da igualdade.   

 

Se os cortes forem chumbados, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) aplicar-se-á logo a partir dos 1.350 euros, tal como este ano. Mas o Governo ainda terá que encontrar medidas que garantam cerca de 400 milhões de euros.   

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Tribunal Constitucional António Pires de Lima
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio