Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Citi: Chumbo do corte das pensões coloca em causa regresso aos mercados

O Citigroup defende que a próxima avaliação da troika deve focar-se nas alternativas a esta medida, caso esta seja chumbada pelo Tribunal Constitucional.

25 de Novembro de 2013 às 11:07
  • 51
  • ...

Os economistas do Citi analisam esta segunda-feira, 25 de Novembro, a decisão do Presidente da República de pedir a fiscalização preventiva das normas do diploma da Caixa Geral de Aposentações que estabelecem cortes de até 10% nas pensões já em pagamento.

 

O chumbo desta medida (que representa um corte orçamental de 710 milhões de euros, ou 0,4% do produto interno bruto) pode, no entender do Citigroup, colocar em causa o “regresso aos mercados de financiamento antes do final do programa de ajustamento em Junho de 2014”.

 

O Citi sugere assim que a próxima avaliação da troika – prevista para ter início a 4 de Dezembro – se centre nas possíveis alternativas a esta medida, caso esta seja chumbada pelo Tribunal Constitucional.     

 

Este sábado, 23 de Novembro, o Presidente da República pediu a fiscalização preventiva das normas do diploma da Caixa Geral de Aposentações que estabelecem cortes de até 10% nas pensões já em pagamento.

 

Fê-lo no sábado, último dia do prazo. O Tribunal Constitucional tem agora 25 dias para responder. Em comunicado, a Presidência explica que o TC terá que avaliar a conformidade destas normas com os princípios "da unidade do imposto sobre o rendimento, da capacidade contributiva, da progressividade e da universalidade, e com o princípio de protecção da confiança, quando conjugado com o princípio da proporcionalidade". Não há referência à questão do princípio da igualdade.    

 

Se os cortes forem chumbados, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) aplicar-se-á logo a partir dos 1.350 euros, tal como este ano. Mas o Governo ainda terá que encontrar medidas que garantam cerca de 400 milhões de euros.   

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Caixa Geral de Aposentações Tribunal Constitucional Contribuição Extraordinária de Solidariedade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio