Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Morais Sarmento: “O programa de ajustamento está a resultar”

O secretário de Estado do Orçamento garante que “o programa de ajustamento está a resultar” e que os dados disponíveis apontam para que o país consiga cumprir as metas a que se propôs, salientando que o défice do primeiro trimestre só ficou acima dos 10% por causa do empréstimo que se fez ao Banif e que esta operação “não tem impacto no objectivo” do défice.

Miguel Baltazar/Negócios
28 de Junho de 2013 às 11:28
  • 28
  • ...

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta sexta-feira que o défice orçamental do primeiro trimestre foi de 10,6% do produto interno bruto (PIB), já contabilizando os 700 milhões de euros que o Estado injectou no Banif através da subscrição de acções. Excluindo esta operação o défice ficou nos 8,8%.

 

“Temos que cumprir um défice que está acordado. A reclassificação da recapitalização bancária não tem impacto nesse objectivo”, afirmou Morais Sarmento numa breve conferência de imprensa, transmitida pelas televisões, para reagir aos números apresentados pelo INE.

 

“A receita está a crescer e bem. Creio que os valores de Maio permitem ter confiança que cumprimos” os objectivos acordados com a troika, adiantou o responsável. “O programa de ajustamento está a resultar”, sublinhou.

 

Numa breve declaração, Morais Sarmento reiterou que os dados divulgados “confirmam a correcção do desequilíbrio externo” e revelam que a economia nacional voltou a ter “capacidade de financiamento”. “Portugal tem agora capacidade de financiamento externo”, sublinhou.

 

Desta forma, os dados conhecidos esta sexta-feira “indicam que o progresso do programa de Portugal é bom.”

Ver comentários
Saber mais Morais Sarmento défice contas públicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio