Notícia
Sul-africanos fecham compra de LoureShopping, 8.ª Avenida e Rio Sul por 176,5 milhões
A socimi espanhola Castellana Properties fechou a aquisição aos norte-americanos da Harbert European Real Estate dos três centros comerciais por um valor total de 176,5 milhões de euros.
Cinco anos depois, os centros comerciais LoureShopping, 8.ª Avenida e Rio Sul voltam a mudar de mãos. No final de 2019, o fundo norte-americano Harbert European Real Estate tinha adquirdo os ativos à Sonae por 170 milhões de euros. Agora, a Harbert vendeu os "shoppings" à socimi espanhola Castellana Properties, que é controlada pelo fundo sul-africano Vukile.
Em comunicado enviado ao BME Growth, mercado de capitais em que a socimi está cotada, é referido que a operação foi concluída após as necessárias autorizações, nomeadamente da Autoridade da Concorrência (AdC).
Em causa estão o LoureShopping, em Loures, que tem uma área de 29.398 metros quadrados (m²), o 8.ª Avenida, em São João da Madeira, com uma área de 21.170 m², e o Rio Sul, no Seixal, com 23.515 m².
A operação, que marca a estreia do fundo sul-africano no mercado imobiliário português, contou com um financiamento de 108,4 milhões de euros por parte da Vukile e um empréstimo a cinco anos com taxa fixa concedido pelo Santander Totta no valor de 72,5 milhões de euros. Nesta operação contou com a participação do BPI, da Caixa Geral de Depósitos e do Crédito Agrícola, indica o comunicado.