Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Esquerda e direita querem forçar Centeno a travar cativações

BE, PCP, PSD e CDS admitem juntar votos durante as votações do orçamento para obrigar o ministro das Finanças a aliviar as cativações e a tornar o processo mais transparente.

Reuters
05 de Setembro de 2017 às 08:56
  • ...

A esquerda (BE e PCP) admite vir a juntar-se à direita (PSD e CDS) durante as votações do orçamento do Estado para obrigar o Governo a aliviar a carga de cativações e para tornar o processo mais transparente.

Todos os partidos, à excepção do PS, concordam que Centeno carregou nas cativações para garantir o cumprimento das metas orçamentais e de acordo com o jornal Público (acesso pago) estão dispostos a conversar sobre o assunto e formar uma maioria capaz de alterar as regras durante o debate na especialidade do próximo orçamento do Estado.

"É obrigação do Governo reportar regularmente ao Parlamento a forma como estão a evoluir as cativações em cada área", afirmou em entrevista ao DN Jorge Costa, dirigente do Bloco, que a 7 de Julho perguntou ao Governo o que foi cativado, e em que serviços, e que ainda não obteve resposta.

"Sempre dissemos que havia um problema de transparência e que o volume das cativações, o dobro das de 2015, foi uma opção política", afirma Duarte Pacheco, do PSD.

"Do que tenho ouvido do BE e PCP, acho que é possível chegar a um acordo", admite Cecília Meireles, do CDS, acrescentando, em declarações ao diário: "Com a esquerda, só acredito vendo."

Uma das ideias é obrigar as Finanças a publicar informação mês a mês, como defendem PCP e CDS. Mas em cima da mesa está também uma redução do valor, considerado exagerado. O Bloco está a preparar uma proposta para impedir que um decreto do Governo (como o decreto de execução orçamental) possa aumentar as cativações face ao valor previsto no OE.

De acordo com a Unidade Técnica que presta apoio ao Parlamento, a UTAO, 2016 foi o ano em que houve maiores montantes cativados: 1746,2 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Cativações despesa défice Centeno OE2017 OE2018
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio