Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Défice do primeiro trimestre atinge 10,6% do PIB

O défice das Administrações Públicas no primeiro trimestre do ano atingiu os 10,6% do PIB, acabou de diulgar o INE

A carregar o vídeo ...
28 de Junho de 2013 às 11:05
  • 99
  • ...

O défice das administrações publicas atingiu os 10,6% do PIB no primeiro trimestre do ano, um resultado influenciado pelo recapitalização do Banif ocorrida no início do ano. Sem os 700 milhões injectados no banco, o desequilíbrio das contas públicas ficaria nos 8,8% do PIB. O valor fica muito longe da meta de 5,5% acordada com a troika para o final do ano.

 

Segundo dados divulgado pelo INE, o défice das Administrações Públicas “situou-se em -10,6% do PIB no 1º trimestre de 2013 (-7,9% do PIB em igual trimestre do ano anterior)”, lê-se na introdução da nota informativa que acompanha os dados referentes às  contas nacionais por sector institucional divulgadas há minutos pelo INE.

 

O desequilíbrio do primeiro trimestre fica marcado pela operação de recapitalização do Banif que levou às contas públicas uma despesa de 700 milhões de euros, o equivalente a 1,8% do PIB trimestral. Sem esse efeito, o défice teria ficado nos 8,8% do PIB.

 
Segundo o instituto, considerando os 12 meses terminados em Março, as necessidade de financiamento do Estado também aumentaram dos 6,4% registado no final de 2012 para 7,1% do PIB, o que reflecte, “sobretudo os aumentos das prestações sociais e, em maior grau, das transferências de capital”.

 

O ministro das Finanças já havia apontado para um défice superior a 10% do PIB esta semana,  garantido que não pensa que estejam em causa os objectivos definidos para este ano.

 

(notícia em actualização) 




 

Ver comentários
Saber mais défice INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio