Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras com nova ronda de reuniões com credores antes do Eurogrupo

O primeiro-ministro grego vai encontrar-se com os responsáveis máximos das instituições credoras da Grécia antes do Eurogrupo. O objectivo é limar as divergências relativas às últimas propostas de Atenas para que seja possível que os ministros das Finanças da Zona Euro dêem a sua aprovação.

17 de Junho – Tsipras numa conferência com o chanceler austríaco Werner Faymann “O Governo grego, eleito recentemente pelo povo, arcará com o custo de levar a cabo este difícil acordo. Caso contrário, vamos assumir a responsabilidade de dizer 'o grande não'”.
24 de Junho de 2015 às 09:53
  • ...

Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, vai voltar a reunir-se esta quarta-feira, 24 de Junho, com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

 

O encontro a quatro está agendado para as 12h de Bruxelas (11h em Lisboa) e tem como objectivo chegar a acordo sobre o plano apresentado por Atenas para desbloquear a última tranche da ajuda externa, no valor de 7,2 mil milhões de euros. Só com este valor será possível à Grécia cumprir com os reembolsos que tem agendado para o final do mês ao FMI, e que supera os 1,5 mil milhões de euros.

 

Para tentar alcançar um acordo com os credores que evite o incumprimento do país, o Governo grego avançou com um conjunto de propostas de medidas com as quais estima ter um impacto global de 8 mil milhões de euros no Orçamento do Estado deste ano e de 2016.

 

Ainda esta quarta-feira reúnem-se os ministros das Finanças da Zona Euro, um encontro que está agendado para as 18h de Lisboa. Este será o terceiro encontro do Eurogrupo no espaço de uma semana. Amanhã, quinta-feira, é dia de Cimeira Europeia. A situação grega deverá dominar a agenda dos líderes europeus.

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas Eurogrupo Alexis Tsipras BCE Mario Draghi Fundo Monetário Internacional FMI Banco Central Europeu Christine Lagarde Jean-Claude Juncker presidente da Comissão Europeia Bruxelas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio