Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet: "Ninguém está optimista sobre a Grécia"

O antigo presidente do Banco Central Europeu critica o Governo grego por ter feito muitas promessas e não ter conseguido captar a confiança dos gregos e do resto do mundo. Defende que o país precisa urgentemente de um programa.

21 de Abril de 2015 às 08:40
  • 9
  • ...

Jean-Claude Trichet mostra-se pessimista com a evolução da Grécia e apela ao Governo de Alexis Tsipras para conquistar a confiança da comunidade internacional, mas também do povo grego.

 

"Falando francamente ninguém está optimista sobre a Grécia. Temos que ser realistas e tudo depende da maturidade do governo grego em entender que se quiser criar crescimento e empregos, que é o seu principal objectivo, tem de elaborar um programa de recuperação que inspire confiança na comunidade internacional", afirmou o antigo presidente do BCE em entrevista à Bloomberg.

 

Alertando que o povo grego será o mais penalizado com uma possível saída da Grécia do euro, Trichet defende que a Europa está a trabalhar empenhadamente numa solução para o problema do país.  

 

"Não ouvi ninguém, nenhum ministro das Finanças, a dizer que a Grécia deveria sair [da Zona Euro]. Todos desejam e estão a fazer tudo o que podem para a Grécia ficar [na Zona Euro]. Será o povo grego quem primeiro vai sofrer com a saída da Zona Euro e depois o resto da Europa".

 

Entre as várias críticas ao Governo de Alexis Tsipras, Trichet destaca o falhanço do novo Executivo de Atenas em ganhar a confiança das famílias gregas e da comunidade internacional

 

"O novo governo prometeu muito e não está a ter em conta a necessidade de inspirar confiança às famílias, empresários e ao resto do mundo", afirmou o antigo presidente do BCE, reconhecendo contudo que "mesmo que a situação hoje seja muito, muito difícil, é claro que muito trabalho duro já foi feito".

 

A solução passa agora por chegar a acordo com os parceiros europeus e para tal é necessário um programa de ajustamento. "A Grécia precisa urgentemente de um programa, pelo menos as linhas gerais de um programa que inspire confiança. Se não tivermos isso, não temos nada", adiantou.

   

Ver comentários
Saber mais Jean-Claude Trichet Grécia BCE Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio