Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Negociações para novo empréstimo à Grécia começam esta segunda-feira

Representantes dos credores da Grécia (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) vão iniciar na segunda-feira conversações com as autoridades gregas para um novo empréstimo ao país, indicou a Comissão Europeia.

Bloomberg
26 de Julho de 2015 às 18:27
  • ...

"As equipas chegam a Atenas amanhã (segunda-feira) e as reuniões começam de imediato", disse este domingo à AFP um porta-voz da Comissão. O porta-voz não precisou se as equipas vão numa primeira fase incluir apenas técnicos ou se estarão também em Atenas os chefes das delegações das quatro instituições envolvidas (Comissão Europeia, BCE, FMI e Mecanismo Europeu de Estabilidade).

 

Uma fonte do Ministério grego das Finanças tinha afirmado no sábado que os chefes de missão deveriam chegar até quinta-feira e que as negociações começavam na terça-feira. No entanto, na sexta-feira a Bloomberg avançava que as negociações poderiam começar logo na segunda-feira.

 

Nos últimos dias têm sido apontadas várias datas para o início da missão, por entre as reservas do governo grego liderado pelo Syriza (esquerda radical) quanto ao retomar do modelo de visitas a Atenas efectuadas pelos representantes dos credores antes da sua chegada ao poder, em Janeiro.

 

O objectivo das negociações é conseguir finalizar até 20 de Agosto um terceiro empréstimo à Grécia, que enfrenta problemas de liquidez e que nessa data terá de pagar 3,19 mil milhões de euros ao BCE. Em Setembro, Atenas terá de fazer um reembolso de 1,5 mil milhões de euros ao FMI. Esse terceiro pacote de resgate pode ascender a 86 mil milhões de euros.

 

O regresso a Atenas das instituições credoras foi imposto à Grécia no acordo alcançado a 13 de Julho em Bruxelas. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, teve também de se comprometer a fazer uma série de cortes orçamentais e reformas que prolongam a austeridade que o Syriza tinha prometido acabar.

 

Na passada sexta-feira, 24 de Julho, Atenas fez o pedido formal ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para participar nas negociações para o terceiro pacote de resgate.

 

Com efeito, o ministro grego das Finanças pediu oficialmente ajuda ao FMI, através de uma carta enviada à directora-geral do Fundo, Christine Lagarde. "Queremos informá-la de que precisamos de um novo empréstimo", escreveu Euclides Tsakalotos.

 

"Confirmamos que recebemos uma carta das autoridades gregas, indicando que pretendem uma nova linha de crédito por parte do FMI. Debateremos com as autoridades gregas e com os nossos parceiros europeus o ‘timing’ e as modalidades para as conversações", referiu por seu lado o FMI, em comunicado.

 

Recorde-se que, na semana passada, Bruxelas acordou a Atenas um financiamento-ponte de três meses, no valor de 7,16 mil milhões de euros, que lhe permitiu reembolsar o FMI e o BCE e abrir o caminho à negociação do terceiro programa de assistência financeira, previsto para três anos.

Ver comentários
Saber mais Atenas Comissão Europeia BCE FMI e Mecanismo Europeu Grécia Alexis Tsipras Fundo Monetário Internacional Christine Lagarde Euclides Tsakalotos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio