Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia convida FMI a juntar-se às conversações de resgate

Atenas já fez o pedido formal ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para participar nas negociações para um terceiro pacote de resgate. As conversações devem ter início na próxima segunda-feira e devem estar concluídas até 20 de Agosto, data em que os helénicos têm mais um importante reembolso a concretizar.

Reuters
24 de Julho de 2015 às 21:15
  • ...

O ministro grego das Finanças já pediu oficialmente ajuda ao FMI, através de uma carta enviada esta sexta-feira à directora-geral do Fundo, Christine Lagarde. "Queremos informá-la de que precisamos de um novo empréstimo", escreveu Euclid Tsakalotos, citado pela Bloomberg.

"Confirmamos que recebemos uma carta das autoridades gregas, indicando que pretendem uma nova linha de crédito por parte do FMI. Debateremos com as autoridades gregas e com os nossos parceiros europeus o ‘timing’ e as modalidades para as conversações", referiu entretanto o FMI em comunicado enviado às redacções.

 

A participação do Fundo nas negociações com vista a conceder um terceiro programa de assistência financeira à Grécia, que pode ascender a 86 mil milhões de euros, estava já definida desde a última cimeira do euro. Tinha sido, aliás, um dos pomos da discórdia nessa reunião de 17 horas, que começou a 12 de Julho e terminou já no dia 13, tendo Alexis Tsipras acabado por ceder e concordar com a presença do organismo liderado por Christine Lagarde num terceiro resgate.  

 

Espera-se agora que as conversações tenham início na próxima segunda-feira, 27 de Julho, e que o novo resgate esteja delineado até 20 de Agosto, dia em que a Grécia tem de reembolsar cerca de 3,2 mil milhões de euros ao BCE.

 

Recorde-se que, na semana passada, Bruxelas acordou a Atenas um financiamento-ponte de três meses, no valor de 7,16 mil milhões de euros, que lhe permitiu reembolsar o FMI e o BCE e abrir o caminho à negociação de um terceiro pacote de resgate para três anos.

(notícia actualizada às 23h26 com confirmação do FMI)

Ver comentários
Saber mais Christine Lagarde FMI Euclides Tsakalotos Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio