Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega deverá reabrir amanhã com restrições

A bolsa abrirá com restrições, em linha com as exigências do Banco Central Europeu (BCE), que teme que as grandes perdas abalem o sistema financeiro, avança o Kathimerini.

Reuters
Negócios 27 de Julho de 2015 às 11:08
  • 1
  • ...

A bolsa grega deverá reabrir esta terça-feira, 28 de Julho, praticamente um mês depois de ter sido encerrada, avançam fontes citadas pelo jornal grego Kathimerini.

No entanto, a bolsa abrirá com restrições, em linha com as exigências do Banco Central Europeu (BCE), que teme que as grandes perdas abalem o sistema financeiro.

Segundo o Kathimerini, os investidores estrangeiros poderão fazer transacções ilimitadas, ao passo que os investidores gregos poderão comprar acções, quer com dinheiro novo (dinheiro ou transferências do exterior) ou utilizando o dinheiro disponível no crédito residual das corretoras.

Fontes do mercado estimam que as restrições possam ser levantadas após cerca de uma semana.

O mercado de capitais foi encerrado no final de Junho, na altura em que foram impostos controlos de capitais e que os bancos do país fecharam portas.

Os bancos reabriram na passada segunda-feira e, este sábado, o governo grego voltou a suavizar as restrições bancárias. Os cidadãos gregos podem agora levar consigo 2.000 euros em dinheiro ou o seu equivalente em moeda estrangeira nas suas viagens ao estrangeiro, e pais com filhos a estudar fora da Grécia podem transferir 5.000 euros por trimestre.

Ao mesmo tempo, o governo permitiu a transferência para o estrangeiro de um máximo de 2.000 euros para gastos médicos.

 

Para ultrapassar as restrições que tiveram impacto nas importações, o Banco da Grécia anunciou na sexta-feira que irá agilizar o processo de pagamentos comerciais ao estrangeiro.

 

Nesse sentido, vai aumentar, com efeitos imediatos, de 50.000 a 100.000 euros a transferência que cada cliente poderá efectuar para gastos com as importações.

 

Entretanto, mantém-se o limite de 60 euros por dia ou 420 por semana nos levantamentos de dinheiro em caixas automáticas.

 

Esta segunda-feira, o governo grego e os credores internacionais dão início às negociações sobre o terceiro resgate ao país, que deverá rondar os 86 mil milhões de euros. 

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu BCE Grécia Banco da Grécia economia negócios e finanças macroeconomia mercado financeiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio