Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Depósitos na banca grega caem 5,9% para mínimos de 11 anos

No espaço de sete meses os depósitos bancários na Grécia recuaram mais de 42 mil milhões de euros, ou um quarto do total. Em Junho a queda mensal foi de 5,9%.

Jean-Paul Pelissier Reuters
27 de Julho de 2015 às 12:27
  • 3
  • ...

Os gregos continuaram a retirar dinheiro dos bancos a um ritmo considerável no mês anterior à imposição do controlo de capitais. Dados publicados esta segunda-feira pelo Banco da Grécia mostram que em Junho o volume de depósitos recuou 5,9%, num total de 7,69 mil milhões de euros.

Os depósitos situam-se agora em 122,2 mil milhões de euros, o valor mais reduzido desde Novembro de 2003, mês em que se situavam em 121,9 mil milhões de euros.

O montante de depósitos nos bancos gregos está a recuar há sete meses, período em que desceram em 42,1 mil milhões de euros, ou 25,6%. Face ao máximo de sempre fixado em Novembro de 2009, o volume de depósitos recuou em 115,6 mil milhões de euros, ou 48,6%, de acordo com as estatísticas citadas pela Bloomberg.

Em Julho a fuga de depósitos terá acalmado uma vez que foi imposto o controlo de capitais no país e os bancos estiveram encerrados várias semanas. As instituições financeiras já abriram portas na semana passada, mas continua em vigor o limite de levantamentos bancários de 60 euros por dia ou 420 euros por semana.

Os credores estão hoje de regresso a Atenas para negociar com o governo grego os termos do memorando de entendimento para um terceiro resgate ao país, num valor que se estima em 86 mil milhões de euros.

 

 

 

  

Ver comentários
Saber mais Banco da Grécia Atenas depósitos banca grega
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio