Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gregos continuam a retirar dinheiro dos bancos

Ministro do Trabalho grego denuncia que os bancos estão a aconselhar os clientes a retirar dinheiro do país. A Moody’s volta a afirmar que a solução poderá passar pelo controlo de capitais.

Bloomberg
Negócios 08 de Junho de 2015 às 17:52
  • ...

Os gregos continuam a retirar dinheiro dos bancos do país perante o impasse nas negociações entre Atenas e os credores, receando que a Grécia acabe por sair do euro.

 

De acordo com o The Guardian, na semana passada o valor dos depósitos baixou da fasquia dos 130 mil milhões de euros, acentuando o mínimo de 11 anos que já se tinha registado em Abril.

 

Estimativas divulgadas hoje pela Moody’s apontam para que a fuga de depósitos tenha aumentado significativamente em Maio, depois da queda de 4,9 mil milhões de euros que tinha sido sentida em Abril, mês em que foi fixado um novo mínimo de 11 anos.

 

Esta queda levou a agência de notação financeira a avançar com a sugestão de várias soluções de controlo de capitais para contrariar esta tendência, entre elas a imposição de um limite diário para levantamentos de dinheiro.

 

A Moody’s sugere que esta imposição pode ser exigida pelo BCE e que serviria como mais um factor de pressão para o Governo grego chegar a acordo com os credores.

 

Esta forte queda nos depósitos nos bancos gregos levou o ministro do Trabalho do país, Panos Skourletis, a acusar os responsáveis dos bancos gregos de apelarem aos clientes para enviarem o dinheiro para o exterior.

 

"Todos ouvimos os bancos a aconselharem" os depositantes gregos "a retirarem o dinheiro das suas contas através de fundos de investimento".

 

A situação da banca grega, que depende cada vez mais da liquidez do BCE, está a deteriorar-se a uma forte velocidade, já que também o crédito mal parado continua a crescer. De acordo com o The Guardian na semana passada atingiu um máximo histórico nos 80 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Atenas Grécia depósitos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio