Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo grego “não tem mandato nem direito moral” para assinar um novo memorando

Num comunicado divulgado esta tarde, o governo grego explica as razões que o levaram a rejeitar a proposta dos credores para o prolongamento do actual programa de assistência financeira.

Bloomberg
26 de Junho de 2015 às 18:19
  • 43
  • ...

O governo de Alexis Tsipras considera não ter um "mandato popular" nem "direito moral" para assinar um novo memorando, uma das razões que o levou a rejeitar a proposta das instituições credoras para o prolongamento, por cinco meses, do actual programa de assistência financeira.

"O governo não tem um mandato popular, nem direito moral, para assinar um novo memorando", declara o Executivo grego num comunicado divulgado esta tarde, onde expõe os motivos da recusa.

A extensão do actual programa de resgate implicaria a "legislação imediata de medidas profundamente recessivas" como pré-condição para cinco meses de financiamento que, "de qualquer forma, foram consideradas totalmente inadequadas", acrescenta o comunicado, citado pelo The Guardian.

O governo sustenta ainda que, se a proposta fosse aceite pelo governo e pelo parlamento, "as pessoas e os mercados enfrentariam mais cinco meses de contracção que conduziriam a novas negociações em condições de crise".

Isto porque o prolongamento do programa de assistência conduziria "com precisão matemática" a uma nova ronda de negociações e um novo memorando catastrófico no final do ano", conclui o governo.

Para colocar um ponto final no impasse em torno da Grécia e permitir ao país pagar a dívida que vence nos próximos meses, os ministros das Finanças da Zona Euro prepararam um documento com a proposta de prolongar até Novembro o actual programa de assistência financeira a Atenas. Segundo a oferta, nos próximos cinco meses, o país poderia receber 16,3 mil milhões de euros.

No entanto, a proposta foi imediatamente recusada pelo governo grego. 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Grécia política economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio