Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Donald Tusk: “Isto não é um jogo e não há tempo para nenhum jogo”

O presidente do Conselho Europeu defende que o tempo está a esgotar-se para a Grécia. Donald Tusk apontou ainda que a cimeira de segunda-feira tem como propósito assegurar que “todos entendemos as posições uns dos outros e as consequências das nossas decisões”.

Reuters
19 de Junho de 2015 às 17:25
  • 2
  • ...

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk (na foto), considera que o tempo está a esgotar-se para a Grécia. Num vídeo divulgado nesta tarde de sexta-feira, 19 de Junho, e citado pelo The Guardian, Tusk afirmou que "o jogo da galinha tem de terminar e o jogo de culpas também". "Isto não é um jogo e não há tempo para nenhum jogo".

O responsável assinalou ainda que o objectivo da cimeira extraordinária da próxima segunda-feira é "assegurar que todos entendemos as posições uns dos outros e as consequências das nossas decisões". "Temos de nos livrarmos da ilusão de que há uma solução mágica ao nível dos líderes. A cimeira não vai ser o passo final. Vai haver negociações técnicas detalhadas longas. A dívida continua a ser um trabalho dos ministros das Finanças", assinalou, citado pelo jornal britânico.

Além disso, Tusk deixou ainda um alerta: "estamos próximos de um ponto onde o Governo grego vai ter de escolher entre aceitar o que acredito ser uma boa oferta de continuação de apoio ou dirige-se para o incumprimento. No fim do dia apenas pode ser uma decisão grega e uma responsabilidade grega".

Schäuble com poucas expectativas para encontro de segunda-feira

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, não tem muitas expectativas para a cimeira extraordinária da próxima segunda-feira. Citado pelo The Guardian, Schäuble salientou que é necessário esperar "o que e se algo acontece algo na Grécia até segunda-feira… mas não estou certo que seja capaz de anunciar algo sensacional ou novo".

Esta quinta-feira, 18 de Junho, o Eurogrupo admitiu pela primeira vez que estão a ser ponderados todos os cenários em relação ao futuro da Grécia, incluindo uma saída do euro. As declarações no final do encontro mostram que a situação é cada vez mais dramática.


Por outro lado sexta-feira, o BCE decidiu aumentar os fundos disponíveis para os bancos gregos, de forma a evitar uma crise bancária e compensar a forte retirada de depósitos dos bancos gregos.

 

Ver comentários
Saber mais presidente do Conselho Europeu Donald Tusk Wolfgang Schäuble Eurogrupo BCE Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio