Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha e França dão impulso para Zona Euro crescer mais do que o esperado

A economia da Zona Euro voltou a crescer. Depois de vários trimestres a contrair em relação ao ano anterior, o PIB da região da moeda única avançou 0,5% no quarto trimestre. Mais do que o esperado pelos analistas.

14 de Fevereiro de 2014 às 10:13
  • 4
  • ...

França e Alemanha, as duas maiores economias da Zona Euro, cresceram mais do que o esperado no quarto trimestre. Dois comportamentos que ajudaram toda a região a superar as previsões de expansão no mesmo período.


A economia da união monetária cresceu 0,5% no quarto trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, revelou esta sexta-feira, 14 de Fevereiro, o gabinete de estatísticas europeu. Os 0,5% avançados pelo Eurostat são superiores aos 0,4% antecipados pelos economistas consultados pela agência Bloomberg.

 

Esta é uma variação positiva do produto interno bruto da Zona Euro, que contraria as contracções dos trimestres anteriores. Desde o segundo trimestre de 2012 que o PIB regional tinha vindo a recuar nas comparações homólogas. No terceiro trimestre, a contracção havia sido de 0,3%.

 

Na União Europeia, a expansão homóloga no quarto trimestre foi de 1%, superior aos 0,2% do terceiro trimestre.

 

O maior crescimento na Zona Euro, a nível nacional, foi sentido pela Letónia, que cresceu 3,6%. Portugal seguiu-se com uma expansão de 1,6%. A Alemanha passou de um avanço homólogo do PIB de 0,6%, no terceiro trimestre, para 1,4% nos três meses seguintes, superando as estimativas dos economistas. França cresceu 0,8% e também ultrapassou aquelas que eram as estimativas. Estas duas economias, as maiores da região, foram as que mais ajudaram ao desempenho do PIB europeu.

 

No lado das contracções, encontram-se as economias espanhola (-0,1%), italiana (-0,8%), e cipriota (-5,3), todas menos intensas do que no trimestre anterior. O PIB da Grécia recuou 2,6%, atenuando as fortes quedas dos trimestres anteriores.

 

Zona Euro também ganha terreno em cadeia

 

Em termos trimestrais, no quarto trimestre, a Zona Euro cresceu 0,3% nos últimos três meses do ano face ao terceiro trimestre. Também aqui, a previsão era inferior: 0,2%. Desde o segundo trimestre de 2013 que as variações em cadeia são positivas para a região.

 

Neste campo, a Alemanha e a França aceleraram (0,4% e 0,3%, respectivamente) e a terceira e quarta maiores economias da Zona Euro, Itália e Espanha, também cresceram em cadeia (0,3% e 0,1%). O PIB português avançou 0,5%, mais do que os 0,3% anteriores. 

 

Na totalidade do ano de 2013, a economia da Zona Euro ficou, contudo, em terreno negativo, com uma contracção de 0,4%. A União Europeia conseguiu crescer 0,1%.

 

Este indicador que mede a actividade económica da Zona Euro é divulgado numa altura em que continua em cima da mesa a necessidade de o Banco Central Europeu combater a inflação baixa que se verifica na região.

 

 

(Notícia actualizada às 10h52 com mais informação)

 

Ver comentários
Saber mais Eurostat PIB Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio