Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia alemã cresceu 0,4% no quarto trimestre (act.)

A economia alemã cresceu 0,4% no quatro trimestre de 2013, de acordo com os dados preliminares do gabinete de estatísticas da Alemanha. A contribuir para este desempenho estiveram as exportações. O PIB da França também cresceu no mesmo período.

17 - Alemanha
14 de Fevereiro de 2014 às 07:59
  • ...

A economia alemã cresceu 0,4% no quarto trimestre de 2013, de acordo com as estimativas preliminares do gabinete federal de estatísticas do país, citado pela Bloomberg. A motivar este desempenho da maior economia da área do euro estiveram, sobretudo, as exportações que acabaram por compensar a fraca procura interna na Alemanha. 

 

De acordo com a Reuters, os dados divulgados pelo gabinete de estatísticas germânico indicam que o produto interno bruto (PIB) da Alemanha aumentou 1,3% ao longo de 2013. “Os impulsos positivos chegaram, acima de tudo, do comércio externo”, afirma o gabinete federal de estatísticas. “A exportação de bens e serviços cresceram bem mais do que as importações”, acrescentou.

 

O ministro da Economia da Alemanha sustentou, na última quarta-feira, dia 12, que as autoridades germânicas estimam que, em 2014, o PIB avance 1,8%.

 

Andreas Scheuerle, economista no Dekabank em Frankfurt, em declarações à Bloomberg, assinalou que as condições económicas da Alemanha são muito boas. E que “no último trimestre, a incerteza relacionada com a crise da dívida na Zona Euro recuou o que pode ter encorajado mais alguns investimentos”. 

 

Crescimento na França e Holanda superam as estimativas

 

O PIB da França, de acordo com o gabinete de estatísticas do país, cresceu 0,3% no quarto trimestre depois de ter estagnado nos três meses anteriores. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipavam que a economia gaulesa tivesse registado uma subida de 0,2% neste período. Assim, e ao longo de todo o ano de 2013, a economia gaulesa avançou 0,3%, um valor um pouco acima do estimado pelo governo, que apontava para um crescimento de 0,1%, escreve a agência Reuters.

 

Para 2014, Paris prevê que a economia registe uma expansão de 0,9%.

 

Já no que diz respeito à economia holandesa, o crescimento do produto foi de 0,7% no quarto trimestre do ano passado. Os analistas apontavam para um crescimento económico na ordem dos 0,3%.

 

Thomas Harjes, economista do Barclays, à Bloomberg defendeu que "estes números confirmam a nossa perspectiva e a do Banco Central Europeu de que [a economia da Zona Euro] está em modo de recuperação". "Pode não ser uma recuperação forte mas estamos a caminhar na direcção certa", acrescentou.

 

O Eurostat, gabinete de estatisticas europeu, vai divulgar os números do crescimento na área do euro. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipam que a economia terá crescido 0,2% nos últimos meses de 2013.

 

Já na Itália, o PIB cresceu 0,1%, naquele que é o primeiro cerscimento desde 2011.

 

(notícia actualizada às 8h56 com os dados relativos à França e Holanda)

Ver comentários
Saber mais Reuters Alemanha Andreas Scheuerle Frankfurt Bloomberg Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio