Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Richard Brandson: Gosto de correr riscos, mas Brexit é tiro no pé

"Gosto de correr riscos, mas sair da UE não é um risco que eu queira correr", afirma o empresário britânico, fundador do universo Virgin, que pede o voto no "sim".

Bloomberg
20 de Junho de 2016 às 15:28
  • 1
  • ...

"Tenho a fama de ser um homem que gosta de correr riscos – um gato com nove vidas – mas sair da União Europeia não é um risco que eu queira correr. Nem como investidor, nem como empreendedor e certamente não como pai e avô preocupado com o mundo que vamos deixar à geração seguinte".


Quem o afirma é Richard Brandson, o empresário criador do universo Virgin que, num longo texto publicado no "Daily Mail" recorda que é um dos poucos empresários que, tendo começado a sua actividade nos anos 60 do século passado, ainda se recorda de como era a vida antes da adesão para argumentar que a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) seria "um tiro no nosso pé". "


"Naqueles tempos, eu não conseguia mover pessoas entre a Grã-Bretanha e a Europa continental sem vistos e meses e meses de espera. Não podia mover mercadorias entre a Grã-Bretanha e a Europa sem altos impostos e uma enorme burocracia. Ao longo das últimas décadas, a União Europeia tem derrubado essas barreiras e tornou mais fácil a expansão das empresas e a liberdade de circulação das pessoas".


Para Branson, o Brexit seria um "golpe devastador" para a economia do Reino Unido, e não significaria sequer recuperar soberania – pelo contrário. Sendo a União Europeia o maior mercado britânico, para continuar a acedê-lo ter-se-ia de fazer acordos de associação e "teríamos de nos reger pelas mesmas regras, mas o governo britânico deixaria de ter um lugar à mesa de onde elas são feitas".

Por outro lado, acrescenta, "as ameaças globais que enfrentam os cidadãos britânicos, jovens e velhos, como as alterações climáticas ou a crise financeira, são melhor abordadas em conjunto". "Sem dúvida que, ao fazer parte da UE, a Europa e o Reino Unido ficam ambos mais fortes".

As mais recentes sondagens mostram que o Brexit perdeu a dinâmica de subida registada há uma semana e  que os partidários da permanência na UE voltaram a liderar, ainda que por uma margem muito escassa. O referendo realiza-se já nesta quinta-feira, 23 de Junho, devendo os resultados serem conhecidos nas primeiras horas do dia seguinte.

Ver comentários
Saber mais Brexit Richard Brandson União Europeia Daily Mail Reino Unido União Europeia Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio