Notícia
Novas sondagens no Reino Unido mostram indefinição. Libra inalterada
Duas novas sondagens realizadas antes do referendo dão resultados diferentes, mostrando que britânicos continuam indecisos. Libra continua a negociar no valor mais elevado desde 2008.
A dois dias do referendo continua tudo em aberto no Reino Unido. Duas novas sondagens divulgadas no país mostram a incerteza nas intenções de voto, com um dos inquéritos a dar a vantagem ao "remain" e outro ao "leave". A libra mantém-se pouco alterada, depois de na sessão anterior ter escalado para máximos de 2008.
A morte da deputada Jo Cox veio provocar uma reviravolta nas intenções de voto dos britânicos, a favor de continuar na União Europeia, mas os novos números divulgados esta terça-feira, 21 de Junho mostram que ainda há muitos indecisos. As últimas sondagens são contraditórias.
Uma sondagem realizada pela YouGov e divulgada pelo The Times dá uma vitória ao "leave", com 44% dos votos, enquanto o "remain" surge com 42% de intenções de votos. Já outro levantamento realizado pela ORB e publicado pelo Daily Telegraph coloca a vontade de ficar na União Europeia à frente, com 53% dos votos, enquanto sair apenas surge com 46%.
O referendo no Reino Unido está a gerar grande preocupação junto dos investidores mundiais, perante a possibilidade do país abandonar a União Europeia. No entanto, a morte de Jo Cox na semana passada veio alterar as probabilidades – que pareciam favorecer um Brexit – levando a mudanças nas sondagens, levando as bolsas mundiais a acelerar no arranque desta semana.
A moeda britânica segue a negociar praticamente inalterada esta manhã, em 1,4703 dólares, depois de ontem ter disparado 2,4% face ao dólar. Ainda assim, a divisa mantém a maior subida em dois dias desde 2008.