Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quer saber usar instrumentos financeiros nos projectos da UE? Há uma plataforma que explica

A Comissão Europeia quer que novos projectos sejam lançados com o apoio de instrumentos financeiros. Para isso, lançou uma plataforma que pretende esclarecer dúvidas sobre o seu uso.

Reuters
Negócios 19 de Janeiro de 2015 às 12:41
  • ...

A Comissão Europeia lança no arranque desta semana uma plataforma onde irá reunir aconselhamento para projectos por si apoiados e que utilizem instrumentos financeiros, como empréstimos ou capital de risco.

 

A plataforma, designada de fi-compass, pretende "facilitar o crescente uso de instrumentos financeiros e fornecer o aconselhamento exigido". A intenção é que as autoridades fornecedoras do apoio europeu, os intermediários financeiros (como bancos) e os receptores da ajuda tenham um local comum onde consigam trocar informação, apoio e aconselhamento. A Comissão Europeia lança esta plataforma em parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

 

A página irá contar com manuais explicativos, treinos e ensino através de meios digitais.O uso de instrumentos financeiros, seja empréstimos, capital de risco ou garantias, para o apoio de projectos é uma das pretensões do plano de investimento lançado pela nova Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker.

 

Este é um passo do plano de investimento cujo objectivo é "desbloquear" investimento público e privado que chegue, efectivamente, à economia da União Europeia. Esta plataforma fi-compass servirá para que estes projectos tenham o financiamento e o apoio necessários.

 

Este site, segundo um comunicado de imprensa, está a ser lançado no âmbito de uma conferência de dois dias que se realiza estas segunda-feira e terça-feira, com a presença de Jyrki Katainen, antigo primeiro-ministro finlandês e agora responsável da Comissão Europeia pela área de Emprego, Crescimento e Competitividade: "Há dinheiro. Mas os investidores dizem-nos que precisam de projectos bem estruturados e precisam de aceder a informação clara que permita ligar o investimento financeiro a um conjunto de projectos confiáveis".

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Banco Europeu de Investimento Jean-Claude Juncker
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio