Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSOE votará contra investidura de Rajoy

Pedro Sánchez, líder do partido socialista espanhol, garantiu este sábado, no comité federal do PSOE, que não ficará satisfeito até tornar o partido a primeira força política do país.

Reuters
Negócios 09 de Julho de 2016 às 13:29
  • ...
Pedro Sanchéz, secretário-geral do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) votará contra a tomada de posse de Mariano Rajoy como chefe de Governo. Não vai tentar forçar a criação de uma maioria alternativa à do PP e compromete-se a liderar a oposição como alternativa de Governo.

As palavras foram ditas este sábado no comité federal do partido, que decorre em Madrid. Pedro Sánchez, segundo o El País, mantinha-se em relativo silêncio desde as eleições de 26 de Junho, mas quebrou-o agora. "Comprometemo-nos a liderar a oposição", declarou num discurso de cerca de vinte minutos.

No discurso feito este sábado nem sequer deixou a porta aberta para uma possível abstenção na votação de investidura de Rajoy, caso este conseguisse os apoios necessários para formar governo.

O PP tem obrigação de tentar a investidura, e de anunciar se pretende sujeitar-se ou não à votação, disse Sánchez. "Exijo, como segunda força política do país, que cumpra as suas obrigações", disse a Rajoy, dizendo-lhe que não este não pode exigir ao PSOE apoio. "A alternativa ao PP não pode ser a solução do PP".

Instou o PP a trabalhar para evitar um terceiro acto eleitoral. Mas assumiu sem rodeios num dos momentos em que recebeu mais aplausos: O PSOE dirá três "nãos" - "não à grande coligação, não a apoiar de fora um Governo do PP e não a apoiar a investidura de Mariano Rajoy. Assim, às três opções: abstenção, voto a favor ou voto contra, o Partido Socialista votará contra".

Sem ainda ter feito uma análise prolongada aos resultados das eleições - nos quais o PSOE obteve 85 mandatos, quase metade dos conseguidos há cinco anos - as únicas palavras, segundo o EL Mundo, sobre o assunto foram as de "o Podemos iniciou a sua queda e o PSOE está a fortalecer-se".




Ver comentários
Saber mais Pedro Sánchez PSOE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio