Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sánchez reafirma voto contra Governo de Rajoy

O líder do PSOE reafirmou "no dia de hoje" o voto contra a investidura de Rajoy. Esta manhã, o Cidadãos anunciou o voto contra numa primeira apresentação à investidura, mas que se absterá numa segunda tentativa de investidura do líder popular.

Reuters
13 de Julho de 2016 às 12:21
  • ...

O líder socialista espanhol, Pedro Sánchez (na foto), anunciou esta quarta-feira, 13 de Julho, que votará contra a indicação de Mariano Rajoy para presidir ao futuro Governo quando o popular, que venceu as eleições de 26 de Junho, se apresentar à investidura no Parlamento.


"No dia de hoje, o PP não conta com nenhum apoio. No dia de hoje, o PSOE reafirma o voto contra o senhor Rajoy. Ele sabe que não pode contar com o PSOE para um Governo de grande coligação nem para um programa de legislatura. (...) O PSOE fará o mesmo que fez o PP, que votou contra a minha investidura", disse Sánchez em Madrid aos jornalistas, depois de um encontro de uma hora e um quarto com Rajoy.

"É o tempo de Rajoy, ganhou as eleições, em número de votos e de lugares, cabe-lhe articular maiorias suficientes. Tem de se esforçar, em todo o caso o PSOE votará contra a sua investidura", afirmou o líder socialista.

Apesar de ter conquistado 137 lugares no parlamento, Rajoy necessita de mais 39 deputados para conseguir alcançar a maioria dos 350 que constituem a câmara. Na sua intervenção, Sánchez destacou que desde que ganhou as eleições, Rajoy não conseguiu nem mais um apoio de um deputado no parlamento e garantiu que, "entre os aliados potenciais do PP, não está o PSOE".

Esta manhã o líder do Cidadãos, Albert Rivera - o partido que conquistou 32 deputados nas eleições de Junho - afirmou que votará contra uma primeira investidura de Rajoy, mas que se absterá numa segunda apresentação do popular perante os deputados, para tentar facilitar a governabilidade do país. Além disso, afirmou que iria desafiar Sánchez a fazer o mesmo.

Segundo o El País, Sánchez criticou este comportamento dos centristas, que coloca o PSOE a responsabilidade de não desencadear mais umas eleições, no caso as terceiras consecutivas.

(Notícia actualizada às 12:51 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Pedro Sánchez Mariano Rajoy PSOE Madrid Governo política partidos e movimentos eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio