Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cidadãos confirma abstenção na votação de Rajoy

Albert Rivera abre caminho para que Rajoy - numa segunda apresentação aos deputados - consiga vir a liderar o próximo Governo espanhol. E vai agora tentar que os socialistas façam o mesmo.

Reuters
13 de Julho de 2016 às 10:40
  • ...

O partido espanhol Cidadãos decidiu esta quarta-feira, 13 de Julho, que os seus deputados nas Cortes se absterão na segunda votação de investidura de Mariano Rajoy, o candidato do PP que venceu as eleições de 26 de Junho.


A decisão é uma cedência em relação àquilo que tinham sido as promessas do partido de centro na campanha eleitoral, segundo as quais aquela formação política se oporia à continuidade de Rajoy à frente do Governo de Madrid.

Agora, apesar de votar contra num primeiro momento (no qual o candidato precisará de obter a maioria absoluta nas votações), o partido abster-se-á numa segunda apresentação de Rajoy perante os deputados. Neste caso, Rajoy precisará apenas de ter mais votos favoráveis do que contra, pelo que a abstenção do Cidadãos poderia fazer a diferença.

"O plano b do Governo em minoria do partido que ganhou as eleições é a única alternativa ao bloqueio. Não o apoiaremos, nem entraremos nesse Governo, mas temos que escolher entre o mau e o menos mau", afirmou Rivera. "Abster-nos-emos para facilitar que não haja terceiras eleições", afirmou, garantindo que ficará na oposição. 

De acordo com o jornal El País, além de instruir os 32 deputados do seu partido, o líder do Cidadãos Albert Rivera tentará agora convencer o líder do segundo partido mais votado, Pedro Sánchez dos socialistas do PSOE, a viabilizar também o Governo do partido de centro-direita, permitindo a passagem numa primeira fase do Orçamento de 2017 e da lei de limite das despesas públicas.


"Sabemos que não partilhamos o Governo de Rajoy, mas os espanhóis esperam que os políticos tragam soluções. Peço ao PSOE que reflicta", desafiou. Ainda esta quarta-feira tentará falar por telefone com Sánchez nesse sentido. Também hoje Rajoy deverá reunir-se com Pedro Sánchez, cuja abstenção é decisiva para viabilizar uma solução governativa e impedir nova ida às urnas, que seria a terceira depois de 20 de Dezembro de 2015 e 26 de Junho.


Já esta terça-feira Rivera tinha afirmado que não viabilizaria um Governo do PP, mas manifestava abertura para negociar acordos com um Executivo minoritário liderado por Rajoy.


"Foi uma reunião construtiva, que abre pontes de diálogo" entre os dois partidos, afirmou então o líder do Cidadãos à saída de um encontro com o líder popular, mostrando-se disponível para negociar acordos pontuais com um governo minoritário do PP.

(Notícia actualizada às 11:20 com mais informação)

 

Ver comentários
Saber mais Mariano Rajoy PP Pedro Sánchez Albert Rivera PSOE Governo partidos e movimentos eleições política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio