Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho Europeu aprova grupos de trabalho para garantir metas das interligações energéticas

Os líderes da União Europeia aprovaram hoje o reforço dos projectos de interligações de electricidade e gás, que incluem um grupo de trabalho de Portugal, Espanha e França para garantir a aplicação das metas decididas na Cimeira de Madrid.

Bloomberg
19 de Março de 2015 às 22:15
  • ...

Segundo as conclusões do primeiro dia do Conselho Europeu, que decorreu hoje em Bruxelas, no âmbito do tema da união energética os 28 líderes europeus chegaram a acordo para "acelerar os projectos de infra-estruturas de electricidade e gás" e a criação de grupos de trabalho regionais para monitorizarem os desenvolvimentos no terreno.

 

De acordo com fonte diplomática, o grupo de trabalho que irá monitorizar as interconexões entre Portugal, Espanha e França juntará representantes dos Estados-membros, dos reguladores e das operadoras, que no caso de Portugal é a REN - Redes Energéticas Nacionais.

 

Este grupo trabalhará em conjunto com a Comissão Europeia na identificação de projectos a desenvolver no âmbito das infra-estruturas energéticas e no seu financiamento e vem na sequência do acordo feito a 4 de Março, em Madrid, entre Portugal, Espanha e França.

 

Os líderes da União Europeia (UE) saudaram precisamente hoje esse acordo, considerando-o um "passo bem-vindo" no âmbito do reforço da união energética.

 

Na reunião de Madrid de 04 de Março, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, e o Presidente francês, François Hollande, assinaram uma declaração conjunta na qual se comprometem a trabalhar em conjunto para que a Península Ibérica deixe de ser uma "ilha do ponto de vista energético", com um mecanismo de monitorização que assegure o cumprimento da meta de 10% até 2020.

 

No Conselho Europeu de 2002, em Barcelona, foi acordado um objectivo de interligações de 10%, que nunca foi concretizado.

Ver comentários
Saber mais Conselho Europeu Bruxelas Portugal Espanha energia União Europeia Pedro Passos Coelho Mariano Rajoy
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio