Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas liberta fundos para a terceira interligação de gás natural entre Portugal e Espanha

Portugal vai receber 750 mil euros para financiar estudos ambientais e de engenharia em dois projectos energéticos. A maior fatia destina-se a estudos para desenvolver a terceira ligação de gás natural entre os países ibéricos.

Pedro Elias/Negócios
14 de Julho de 2015 às 13:25
  • 2
  • ...
A Comissão Europeia vai libertar 150 milhões de euros para infraestruturas energéticas. Este financiamento destina-se a projectos para aumentar a segurança energética e ajudar a mitigar o isolamento de vários países das redes europeias de energia.

Apesar da maior parte do financiamento se destinar a países do Leste europeu e dos Balcãs, Portugal também vai receber dinheiro. Dos 150 milhões, 756 mil euros destinam-se a dois projectos em Portugal, anunciou Bruxelas esta terça-feira, 14 de Julho.

A REN Gasodutos vai receber a maior fatia, 506 mil euros, para financiar estudos de engenharia com o objectivo de desenvolver a terceira interligação de gás natural entre Portugal e Espanha.

Os restantes 250 mil euros vão servir para suportar estudos ambientais e de engenharia pela REN numa ligação em muito alta tensão (400 kilovolts) entre Frades, distrito de Braga, e Feira, no distrito de Aveiro.

Este projecto vai integrar a energia de novas centrais hidroélectricas no Norte de Portugal e também vai criar melhores condições para evacuar energia eólica para a faixa litoral e o Sul de Portugal.

Dos 20 projectos, 11 são de gás natural, no total de 80 milhões de euros, e nove são de electricidade, no valor de 70 milhões. A maioria dos projectos aprovados (17) são estudos ambientais ou de engenharia, no total de 30 milhões, cuja realização é imperativa para os projectos avançarem. Apesar de apenas três projectos serem trabalhos de construção, estes levam a maior fatia: 120 milhões.

"A conclusão de um mercado de energia, verdadeiramente, competitivo na União Europeia é essencial para transformar a União de Energia numa realidade. Mas sem redes energéticas credíveis e bem ligadas isso não vai acontecer. É por isso que estamos a investir em projectos para integrar mais o mercado e para diversificar fontes e rotas", disse em comunicado o comissário europeu para a energia e clima, Miguel Arias Cañete.

A escolha dos projectos pela Comissão Europeia marca a conclusão da primeira ronda de financiamentos. Contudo, Bruxelas ainda tem mais 400 milhões de euros para distribuir nesta área. O prazo final para entregar as propostas para a segunda ronda de financiamentos termina a 30 de Setembro.
Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Portugal REN Gasodutos REN União Europeia economia negócios e finanças energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio