Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juncker quer mais projectos como o de Portugal, Espanha e França para "União Energética"

O presidente da Comissão Europeia voltou a apontar o projecto de interligações acordado entre Portugal, Espanha e França como uma boa iniciativa para garantir uma "livre circulação de energia", defendendo que deve ser seguido noutras regiões.

21 de Abril – Juncker em entrevista ao Politico

“Estamos preparados para todo o tipo de eventos, mas excluo a 100% uma saída da Grécia do euro. Está fora de questão apoiar a Grécia a qualquer preço”
Reuters
19 de Março de 2015 às 22:09
  • 1
  • ...

No final do primeiro dia do Conselho Europeu, que decorre entre hoje e sexta-feira em Bruxelas, e que foi dominado pela "União para Energia", Jean-Claude Juncker insistiu que esta é uma das grandes prioridades do seu executivo comunitário e sustentou que, ao lado das quatro liberdades fundamentais (livre circulação de pessoas, de mercadorias, de serviços e de capital), deve existir, ainda que não juridicamente, "uma quinta, a livre circulação de energia".

 

Apontando que, quatro meses após a sua Comissão entrar em funções, já apresentou o seu plano de acção para a criação de uma verdadeira União Energética, Juncker voltou a referir-se à cimeira celebrada em Madrid a 4 de Março, na qual participou juntamente com o presidente francês, François Hollande, e os chefes de Governo de Portugal, Pedro Passos Coelho, e Espanha, Mariano Rajoy, para por fim ao isolamento energético da Península Ibérica.

 

Juncker assinalou que o projecto acordado - para garantir um mínimo de 10% de interligações, de modo a que a Península Ibérica deixe de ser "uma ilha, um não território" em matéria de energia dentro da UE - será "complementado por outros projectos noutras regiões".

 

No primeiro dia do Conselho Europeu, os chefes de Estado e de Governo da UE aprovaram hoje o reforço dos projectos de interligações de electricidade e gás, que inclui um grupo de trabalho constituído por Portugal, Espanha e França para garantir a aplicação das metas decididas na Cimeira de Madrid.

 

Segundo as conclusões do primeiro dia da cimeira, os 28 líderes europeus chegaram a acordo para "acelerar os projectos de infra-estruturas de electricidade e gás" e a criação de grupos de trabalho regionais para monitorizarem os desenvolvimentos no terreno.

 

De acordo com fonte diplomática, o grupo de trabalho que irá monitorizar as interconexões entre Portugal, Espanha e França juntará representantes dos Estados-membros, dos reguladores e das operadoras, que no caso de Portugal é a REN - Redes Energéticas Nacionais.

 

Este grupo trabalhará em conjunto com a Comissão Europeia na identificação de projectos a desenvolver no âmbito das infra-estruturas energéticas e no seu financiamento e vem na sequência do acordo alcançado na cimeira de Madrid.

 

Os líderes da União Europeia (EU) saudaram hoje esse acordo, considerando-o um "passo bem-vindo" no âmbito do reforço da união energética.

Ver comentários
Saber mais Conselho Europeu União para Energia Jean-Claude Juncker
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio