Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Uma empresa está a disparar em bolsa com o rumor da saída da Grécia do euro

Chama-se Fortress Paper e é uma empresa responsável por imprimir dinheiro. As suas acções dispararam 64% em apenas um mês devido ao rumor de que teria um acordo com Atenas.

14 de Maio de 2015 às 14:30
  • 7
  • ...

O nervosismo é palpável em todos os assuntos que toquem na Grécia, com os mercados a reagirem de forma agressiva a qualquer notícia mais negativa. Regra geral, os gráficos são pintados de vermelho e os jornais cheios de notícias pessimistas. No entanto, nem todos perdem. Nas últimas semanas, a notícia de que a Grécia já estaria a preparar uma eventual saída da Zona Euro fez uma empresa canadiana ter dias excelentes nos mercados.

 

A consequência não é difícil de explicar. O nome da empresa é Fortress Paper e é responsável por imprimir divisas oficiais. Leia-se, notas. Depois de ter valorizado 22% num só dia, o site especializado em mercados, ZeroHedge, apontou como motivo a possibilidade de o governo grego ter assinado um contrato com o grupo canadiano, tendo este ficado responsável por imprimir uma "moeda paralela" num período de transição para o abandono da moeda única.

 

O resultado deste rumor? A empresa ganhou ainda mais em bolsa, tendo valorizado 36% no acumulado desta semana.

 

Sediada em Vancouver, a Fortress emitiu terça-feira um comunicado em que dizia não ter conhecimento da razão pela qual as suas acções estavam a valorizar.

 

Numa das suas unidades na Suíça, a empresa imprime notas, vistos e passaportes. Segundo a Bloomberg, a Fortress vendeu 2.715 toneladas daquilo que chama "papel de segurança", usado para permitir a identificação e autenticação de documentos (ou notas).

Ver comentários
Saber mais rumor Grécia moeda imprimir crise Fortress Paper
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio