Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juncker diz que Comissão não trata França de forma diferente

Numa entrevista feita pela Der Spiegel e publicada pelo Diário de Notícias, Jean-Claude Juncker nega que Bruxelas tenha actuado de forma diferente em relação em relação a Paris, quando comparado, por exemplo, com Lisboa e Madrid.

22º Jean-Claude Juncker, 243 notícias - O presidente da Comissão Europeia esteve em foco nas notícias devido às sanções a Portugal e Espanha, ao Brexit e outros temas que marcaram a actualidade na Europa
Reuters
Negócios 14 de Julho de 2016 às 09:49
  • ...

"A França encontra-se numa situação económica difícil e o governo tomou várias medidas para pôr em ordem o orçamento público. Ao fazê-lo a França está em conformidade com a lei. E a Comissão está a tomar decisões com base na legislação aplicável", sublinha o presidente da Comissão Europeia, numa entrevista conjunta com Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu.

Questionado sobre se a excepção concedida a França tem a ver com o calendário político do país, Juncker também fez questão de recusar esse argumento.

"Não me recordo de a Comissão alguma vez ter referido eleições em qualquer uma das suas resoluções", afirmou. "Pode ser que alguns comissários tenham dito alguma coisa nesse sentido. Também não seria prudente deitar um país abaixo antes das eleições. Mas não foi esse o motivo para a nossa decisão. O motivo foi o de o Pacto de Estabilidade fornecer a justificação para essa decisão."

Recorde-se que, em Maio, foi perguntado ao presidente da Comissão Europeia por que tinha sido dado margem a França para cumprir as regras orçamentais, ao que Juncker respondeu simplesmente: "Porque é a França".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio