Notícia
Mourinho Félix: "O tempo encarregar-se-á de Dijsselbloem"
O secretário de Estado das Finanças de Portugal, Ricardo Mourinho Félix, afirmou esta quinta-feira, em entrevista à CNBC, que o tempo irá encarregar-se do presidente do Eurogrupo.
A polémica continua. Ricardo Mourinho Félix sublinhou esta quinta-feira, em declarações à CNBC, que os dias de Jeroen Dijsselbloem à frente do Eurogrupo estão contados.
Dizendo-se chocado com as declarações de Dijsselbloem – que no passado dia 19 de Março disse numa entrevista ao Frankfurter Allgemeine Zeitung, que os países do sul não podem "gastar o dinheiro todo em álcool e em mulheres" –, o secretário de Estado das Finanças de Portugal salientou hoje que "o tempo encarregar-se-á de Dijsselbloem".
"Portugal e o governo português mantêm tudo o que foi dito desde o momento em que Dijsselbloem expressou ideias erradas e da forma errada", acrescentou Mourinho Félix.
No passado dia 7 de Abril, Mourinho Félix confrontou o presidente do Eurogrupo à entrada da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, pedindo que apresentasse um pedido de desculpas na reunião. Dijsselbloem reagiu prontamente, dizendo que a postura de Portugal neste processo foi "chocante".
Desde a publicação dessas declarações, muita água tem corrido, mas Dijsselbloem tem-se mantido de pedra e cal e assegurou que, naquela mesma reunião do Eurogrupo, nenhum país – incluindo Portugal – pediu a sua demissão nem sugeriu que se procurasse um sucessor. As Finanças não desmentem a versão do ministro holandês.
1 de Abril
4 de Abril
7 de Abril
10 de Abril
11 de Abril
Quanto questionado pela CNBC, na entrevista de hoje, se já tinha passado tempo suficiente para pensar em partilhar uma cerveja com Dijsselbloem, Mourinho Félix respondeu que não. "Nunca fui beber uma cerveja com Dijsselbloem ou com quaisquer outros membros, pelo que posso dizer que se trata de uma relação institucional e que esta relação institucional será preservada. Portugal e a Europa têm muitos outros assuntos importantes para discutir", frisou.
(notícia actualizada às 22:06)