Notícia
Mark Carney deve falhar Fórum do BCE em Sintra
O Governador do Banco de Inglaterra é um dos convidados, mas perante o resultado do referendo britânico à União Europeia, Carney não se juntará a Mario Draghi e a Janet Yellen.
Mark Carney deverá falhar o Fórum do Banco Central Europeu (BCE) que arranca esta segunda-feira, 27 de Junho, em Sintra. O Governador do Banco de Inglaterra era um dos convidados de Mario Draghi, que traz a Portugal também a presidente da Fed dos EUA, Janet Yellen, mas o Brexit terá levado Carney a cancelar a presença.
Não há uma confirmação oficial da ausência do Governador do Banco de Inglaterra: tanto o Banco de Inglaterra como o BCE, contactados pela Bloomberg, recusaram comentar a possibilidade de Carney não vir a Sintra. Mas a agência noticiosa diz que é o mais provável que aconteça, isto tendo em conta fontes próximas não identificadas.
O 3º Fórum anual do BCE que reúne de segunda até quarta-feira em Sintra alguns dos principais banqueiros centrais e especialistas em política monetária e sistemas financeiros, acontece na ressaca do referendo à manutenção, ou não, do Reino Unido na União Europeia. O resultado foi no sentido da saída, o que levou a uma forte queda da libra e dos mercados financeiros no geral.
O encontro debaterá "o Futuro da Arquitectura Financeira e Monetária Internacional", que dificilmente poderá ser alheio às consequências do anunciado desmembramento do Reino Unido da UE. O ponto alto ocorrerá na quarta-feira, num debate que junta Mario Draghi do BCE e Janet Yellen da Fed. Mark Carney do BoE também deveria comparecer.