Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas: "Especular sobre a saída da Grécia do euro é uma perda de tempo"

A Comissão Europeia reforçou a mensagem de que a unidade e coesão da região da moeda única é mesmo para manter. Mas alerta que os compromissos assumidos pelos "cidadãos gregos" perante os "cidadãos europeus" devem ser respeitados.

Reuters
06 de Janeiro de 2015 às 20:24
  • 4
  • ...

"A especulação sobre a saída da Grécia da Zona Euro é uma perda de tempo", que só está a gerar instabilidade, disse o vice-presidente da Comissão Europeia esta terça-feira, 6 de Janeiro.

 

"A pertença à Zona Euro é irrevogável e a Comissão está plenamente comprometida com a integridade da Zona Euro", sublinhou Jyrki Katainen (na foto) em Bruxelas numa conferência realizada pelos liberais da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa.

 

O alto responsável europeu voltou assim a rejeitar qualquer hipótese de uma saída da Grécia da moeda única e garante que a pertença de Atenas está a ficar reforçada. "A especulação sobre o Grexit está a funcionar na direcção contrária", apontou.

 

A imprensa alemã avançava ontem que o Executivo de Angela Merkel estava a preparar-se para uma possível saída da Grécia da Zona Euro em caso de vitória do Syriza, e considerava que o risco de contágio a outros países era nulo.

 

Mais tarde, fonte oficial do Governo alemão voltou a avisar Atenas que o caminho das reformas é para cumprir, esteja quem estiver no novo Governo grego.

 

E foi precisamente esta mensagem que Jyrki Katainen transmitiu hoje, ao apontar que a Europa ajudou a Grécia quanto esta mais precisa. E por isso, espera agora que Atenas cumpra o que assumiu anteriormente.

 

"A Grécia precisou da ajuda dos cidadãos europeus, os cidadãos europeus ajudaram a Grécia e a Grécia adquiriu compromissos. Estou muito seguro de que os cidadãos gregos querem respeitar os compromissos assumidos com os cidadãos europeus", afirmou o responsável finlândes.

 

A Comissão Europeia voltou assim a reforçar de que ninguém sai da Zona Euro. A porta-voz comunitária, Annika Breidthardt, veio ontem assegurar que a pertença ao euro "é irrevogável", conforme previsto no artigo 140.º, parágrafo 3, do Tratado da Comissão Europeia.

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Grécia Syriza Alexis Tsipras Antonis Samaras Nova Democracia Jyrki Katainen eleições grécia 2015
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio