Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Arábia Saudita prepara novo aumento de produção de petróleo

A Arábia Saudita está a planear aumentar a capacidade de produção de petróleo em 14%, revelou o ministro do Petróleo do país, Ali al-Naimi. Com este reforço o maior produtor petrolífero mundial passará a debitar 12,5 milhões de barris de crude por dia. O

29 de Novembro de 2004 às 12:53
  • ...

A Arábia Saudita está a planear aumentar a capacidade de produção de petróleo em 14%, revelou o ministro do Petróleo do país, Ali al-Naimi. Com este reforço o maior produtor petrolífero mundial passará a debitar 12,5 milhões de barris de crude por dia.

O aumento da capacidade produtiva de petróleo tem como objectivo aliviar os receios de investidores e analistas quanto a eventuais faltas de fornecimento de combustível, revelou o responsável saudita, acrescentando que esta preocupação acrescenta um prémio de 10 a 15 dólares por barril.

O «crude» [cl1] caía 0,16% para os 49,36 dólares, enquanto o «brent» [co1] subia 1,53% para 45,25 dólares.

«A procura do petróleo da Arábia Saudita vai continuar a crescer nos próximos anos», disse Ali al-Naimi, sem adiantar um prazo para o aumento da capacidade produtiva se tornar efectivo.

Quanto à queda do dólar e à possibilidade da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) mudar a negociação da matéria-prima para euros, Ali al-Naimi referiu que o cartel decidiu permanecer com a divisa norte-americana.

«A OPEP analisou a questão e todas as equipas estratégicas disseram que não há vantagem na mudança. Ao longo da história, o petróleo foi negociado em dólares e não sei se faria muita diferença mudar a moeda», referiu o ministro.

No final da próxima semana a OPEP irá reunir para discutir os níveis das quotas de produção, que actualmente se situam nos valores mais altos de sempre. Apesar dos preços do «brent» e do crude terem recuado no último mês, os analistas estimam que a organização deixe os valores de produção inalterados.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio