Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alcochete tem “capacidade ilimitada de crescimento” e está livre de “especulação”

O relatório elaborado por 16 especialistas a pedido da CIP conclui que a instalação do novo aeroporto de Lisboa (NAL) em Alcochete dará a esta infra-estrutura uma "capacidade ilimitada de crescimento, mas com grande flexibilidade no faseamento da sua real

11 de Junho de 2007 às 12:58
  • ...

O relatório elaborado por 16 especialistas a pedido da CIP conclui que a instalação do novo aeroporto de Lisboa (NAL) em Alcochete dará a esta infra-estrutura uma "capacidade ilimitada de crescimento, mas com grande flexibilidade no faseamento da sua realização para se adaptar à evolução do mercado do transporte aéreo".

Segundo as "guidelines" iniciais do estudo, publicadas no site da CIP, o território identificado "encontra-se total ou parcialmente dentro dos limites do Campo de Tiro de Alcochete e na zona das Faias", sendo que "esta situação possibilita o acesso a fundos estruturais dado que se insere na NUT Lezíria do Tejo, sul do concelho de Benavente".

Aponta o estudo como outra das vantagens de Alcochete face à Ota "a redução do prazo de construção possibilitando a entrada em serviço significativamente mais cedo com minimização dos custos do investimento inicial e dos imprevistos técnicos".

O relatório estudou "várias implantações possíveis" na zona de Alcochete, sul do Concelho de Benavente. O relatório aponta que "esta solução permite projectar um NAL com grande ambição, nomeadamente capacidade ilimitada de crescimento, mas com grande flexibilidade no faseamento da sua realização para se adaptar à evolução do mercado do transporte aéreo".

Segundo a mesma fonte, o aeroporto em Alcochete custará menos três mil milhões de euros, face à sua edificação na Ota.

O relatório aponta também a existência "de terrenos propriedade do Estado totalizando cerca de 7.500 hectares para projectos futuros e de ampliação, livres de especulação", realçando que "o desenvolvimento regional do centro e oeste é beneficiado através de auto-estradas e pontes já existentes ou projectadas".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio