Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AHETA quer criação de informação adequada para o turismo; propõe extinção do Observatório

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) defende a criação de uma informação económica adequada e independente sobre o turismo, através do reforço do SEN e a consequente extinção do Observatório do Turismo.

01 de Agosto de 2003 às 12:58
  • ...
A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) defende a criação de uma informação económica adequada e independente sobre o turismo, através do reforço do Sistema Estatístico Nacional e a consequente extinção do Observatório do Turismo.

«A política, a administração e a economia do turismo precisam de uma informação económica apropriada, fidedigna e actualizada. Para isso torna-se necessário e urgente corrigir os erros do presente e inovar no futuro», divulgou a AHETA em comunicado.

Como principais erros a entidade aponta a utilização de indicadores ultrapassados (número de visitantes) e errados (número de turistas ou de portugueses que fazem férias fora de casa), muitas vezes usados para propaganda de índole.

E isso foi o resultado «o atraso do cálculo atempado da Conta Satélite do Turismo, a elaborar no âmbito do Conselho Superior de Estatística e em estreita ligação com o Sistema de Contas Nacionais, bem como na falta de investimento no Instituto Nacional de Estatística, já para não falar do apagamento do Grupo de Trabalho de Estatísticas do Turismo do Conselho Superior de Estatística», segundo a mesma fonte.

A AHETA considera que o Sistema Estatístico Nacional terá de reforçar o seu papel, apostando uma informação independente dos sistemas político e económico.

«Neste contexto, não tem qualquer razão de ser o desperdício de centenas de milhares de contos num Observatório do Turismo inoperante e dependente do Governo e da Administração Pública, devendo o mesmo ser extinto sem mais delongas. O Observatório do Turismo é um verdadeiro case study para se observar o desperdício de recursos humanos e materiais em Portugal», acrescenta.

A mesma entidade salienta que a extinção deste organismo deve ser considerado um bom exemplo do «desmantelamento de instituições dependentes do poder político e administrativo».

Estas declarações na sequência das afirmações do Secretário de Estado do Turismo, Correia da Silva, que afirmou que em dois anos de existência do Observatório do Turismo não foi visível a sua actividade.

O governante referiu que dentro em breve será tomada uma decisão da continuidade ou não do Observatório do Turismo, sendo que a sua vigência termina no final deste mês.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio