Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet: “O que conta é o julgamento que Portugal faz da sua própria capacidade”

O ex-presidente do Banco Central Europeu considera que cabe a Portugal convencer os investidores de que consegue regressar aos mercados sem ajuda, segundo a entrevista que dá nesta quarta-feira, ao "Diário Económico".

Negócios 22 de Janeiro de 2014 às 08:43
  • 3
  • ...

Trichet defende que terá de ser Lisboa a decidir se pretende ou não ter um programa cautelar, sendo de opinião que o resgate foi inevitável. “É preciso continuar a limpar a casa”, acrescentou.

 

“Portugal, juntamente com Grécia e Irlanda, foi dos países a ser questionado pelos investidores. O problema principal foi que, a certa altura, pareceu aos olhos de investidores que a situação destes países não era sustentável.”, dissse o responsável.

 

O ex-presidente do BCE acredita que só poderia ter havido dois caminhos: ou se resolvia de forma desordenada “, com custos dramáticos, ou ajustar de forma ordenada, com ajuda dos vizinhos europeus e das instituições internacionais. Foi o caminho escolhido por Portugal. Não foi um processo fácil. É sempre dramático corrigir grandes desequilíbrios, mas era inevitável”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio