Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PIB português terá crescido entre 0,1% e 0,4% no terceiro trimestre

O INE vai anunciar esta sexta-feira a estimativa rápida para a evolução da economia portuguesa no terceiro trimestre , sendo que as previsões dos economistas apontam para um crescimento inferior a 0,4%.

Miguel Baltazar/Negócios
13 de Novembro de 2014 às 13:06
  • 12
  • ...

A economia portuguesa deverá apresentar um crescimento em cadeia entre 0,1% e 0,4% no terceiro trimestre face ao segundo, motivado sobretudo pelo aumento da procura interna, anteciparam hoje analistas contactados pela agência Lusa.

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga na sexta-feira a estimativa rápida referente às contas nacionais trimestrais, que apresentam a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre.

 

No segundo trimestre, o PIB cresceu 0,3% face ao primeiro e 0,9% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com as contas nacionais trimestrais divulgadas pelo INE em Setembro, tendo já em conta o novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010).

 

Num comentário enviado à Lusa, a analista financeira do banco BPI Teresa Gil Pinheiro é a que antecipa um crescimento inferior, estimando que "o PIB poderá registar uma variação em cadeia de 0,1% e homóloga de 0,9%".

 

Teresa Gil Pinheiro justifica esta estimativa com "o crescimento mais moderado das exportações", considerando que esse abrandamento "vai continuar a limitar o contributo da procura externa para o crescimento".

 

Por sua vez, o presidente da IMF -- Informação de Mercados Financeiros, Filipe Garcia, é ligeiramente mais optimista, esperando "um crescimento em cadeia entre os 0,2 e 0,3% coerente com um maior contributo da procura interna, nomeadamente no investimento em maquinaria e aquisição de veículos", uma estimativa semelhante à que o banco BBVA divulgou no final de Outubro.

 

Filipe Garcia refere ainda que, "no comércio externo, a subida das exportações deverá ser mais do que compensada pelo avanço das importações".

 

Já o economista chefe do banco Montepio, Rui Bernardes Serra, apresenta, num comentário feito à Lusa, estimativas mais favoráveis, antecipando um crescimento do PIB em cadeia de 0,4% no terceiro trimestre face ao segundo e um aumento homólogo de 1,2%.

 

"O crescimento do PIB em cadeia terá sido suportado, essencialmente, pelo consumo privado e pelo investimento em capital fixo, enquanto o contributo das exportações líquidas terá sido apenas marginalmente positivo, com o crescimento das importações de bens de consumo e de bens de investimento a compensar a quase totalidade do crescimento das exportações", afirma Rui Bernardes Serra.

 

O economista chefe do Montepio e a analista financeira do BPI prevêem um aumento de 0,9% do PIB para o total do ano, ligeiramente inferior ao crescimento económico de 1% que o Governo pretende para 2014.

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE Produto Interno Bruto IMF BPI Teresa Gil Pinheiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio