Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo diz que PIB atesta crescimento "sustentável"

O Executivo de António Costa fala na subida ao nível do aumento trimestral mais elevado "do século", que coincide com o défice "mais baixo da democracia". E promete continuar a consolidar as contas públicas perante Bruxelas ao mesmo tempo que cria emprego.

Bruno Simão/Negócios
15 de Maio de 2017 às 13:13
  • ...

O Ministério das Finanças considera que o crescimento do produto interno bruto (PIB) – de 2,8% no primeiro trimestre em termos homólogos – demonstra que o "actual padrão de crescimento da economia" é "sustentável e equilibrado" e supera as expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2017 e no programa de estabilidade.

Em comunicado enviado às redacções, o Governo refere que o valor anunciado esta segunda-feira pelo INE - em estimativa rápida - resulta do "maior dinamismo" das exportações e do investimento, os factores que para o Executivo justificam a "sustentabilidade e equilíbrio" no crescimento.

No Programa de Estabilidade 2017-2012, o Governo vê Portugal a crescer 1,8% em 2017, um valor superior ao que estimava em Outubro passado no Orçamento do Estado para este ano, em que as previsões apontavam para uma subida de 1,5% do produto no final do ano.

O Executivo refere ainda que o crescimento fica ao mesmo nível da subida trimestral mais elevada "do século" – verificado no último trimestre de 2007 – e que coincide com "um contexto onde o défice das contas públicas atingiu o valor mais baixo da democracia", acrescentando que esta "tendência que se mantém no primeiro trimestre de 2017".

A equipa de Mário Centeno garante que vai manter "a consolidação sustentável das contas públicas" a par do "crescimento económico inclusivo, criação de emprego, coesão social".

Ver comentários
Saber mais Ministério das Finanças Governo Mário Centeno Executivo Orçamento do Estado economia negócios e finanças macroeconomia política conjuntura economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio