Notícia
Ulrich: "Sinto que há uma tendência de crescimento que está no princípio"
O chairman do BPI mostrou-se "muito contente" com os dados sobre o crescimento do PIB, que acredita representarem apenas o início da aceleração em Portugal.
Fernando Ulrich, chairman do BPI, considerou esta segunda-feira, 15 de Maio, que o crescimento da economia portuguesa de 2,8% no primeiro trimestre deste ano é "muito bom" e "dá ânimo para o futuro".
"É muito bom, fico muito contente. Vemos isso no país, sente-se que a economia está melhor. Obviamente que em Lisboa e no Porto, com o ‘boom’ do turismo, é mais evidente, mas não só. Isso dá-nos ânimo para o futuro", afirmou, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do MUDA – Movimento de Utilização Digital Activa.
O antigo presidente executivo do BPI sublinhou ainda que "Portugal bem precisa de crescer, é isso que mais precisamos, porque parece-me que os défices estão bem controlados".
Ulrich não quis fazer previsões para o resto do ano mas mostrou-se confiante em relação à evolução da economia portuguesa nos próximos tempos. "Estamos numa aceleração do crescimento em Portugal", concretizou. "Não vou fazer previsões de números mas o que sinto é que há uma tendência de crescimento que está no princípio".
Esta manhã, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o PIB português aumentou 2,8% nos primeiros três meses deste ano, um valor acima das estimativas de todas as instituições, e que representa o melhor resultado desde o quarto trimestre de 2007, quando a economia tinha crescido exactamente a este ritmo.