Notícia
CDS quer eleições autárquicas a 1 de Outubro
Assunção Cristas transmitiu a Costa que o CDS prefere marcar as eleições autárquicas no dia 1 de Outubro. Nessa altura, argumenta, já não se coloca o problema das férias (que se verificaria a 24 de Setembro), e a 8 de Outubro muita gente deverá aproveitar a ponte.
O CDS quer que as eleições autárquicas deste ano sejam marcadas para o dia 1 de Outubro. Foi essa a data que foi transmitida pela delegação centrista, encabeçada por Assunção Cristas, ao primeiro-ministro António Costa, que hoje iniciou a auscultação dos partidos sobre as suas preferências para marcar o acto eleitoral. "Havendo três datas possíveis, a posição que transmitimos foi de que a melhor data seria o dia 1 de Outubro", explicou Assunção Cristas, à saída da reunião.
A lei eleitoral autárquica estabelece que as eleições para as câmaras e assembleias municipais e assembleias de freguesia devem realizar-se entre 22 de Setembro e 14 de Outubro, ao domingo ou em feriados nacionais. Isso significa que, este ano, há quatro datas possíveis: 24 de Setembro, 1 de Outubro, 5 de Outubro ou 8 de Outubro.
Para o CDS, que foi o primeiro partido a ser ouvido, o 5 de Outubro nem sequer conta. E "em [24 de] Setembro ainda há muita gente de férias". Por outro lado, a 8 de Outubro "muitas pessoas farão ponte aproveitando o feriado [de 5 de Outubro] ", pelo que 1 de Outubro "é a melhor data", conclui Assunção Cristas. Adicionalmente, esse dia é "paralelo ao das últimas eleições", que se realizaram a 29 de Setembro de 2013.
Assunção Cristas havia pedido, há duas semanas, ao Governo para marcar as eleições. "Estamos praticamente a seis meses das eleições e já era hora", disse Cristas à margem da inauguração da sede de campanha de Adolfo Mesquita Nunes, o candidato do CDS à câmara da Covilhã. À saída da reunião, a líder do CDS – e candidata à câmara de Lisboa – disse que o desafio que fez a Costa foi "positivamente acolhido".
António Costa vai ainda ouvir o PSD, PS, Os Verdes e PAN esta segunda-feira. Bloco e PCP serão ouvidos na próxima quarta-feira.