Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Os Verdes e PAN também defendem autárquicas a 1 de Outubro

Consenso total: depois de PSD e CDS, a comitiva d'Os Verdes e o partido Pessoas-Animais-Natureza também defenderam, junto de António Costa, que as eleições autárquicas se realizem a 1 de Outubro.

Bruno Simão
27 de Março de 2017 às 19:06
  • ...
Se António Costa se guiar nas sugestões dos partidos, as eleições autárquicas deverão realizar-se a 1 de Outubro. Depois de CDS e PSD terem apontado para esse dia, também as comitivas d'Os Verdes e do PAN defenderam que o acto eleitoral autárquico se realize a 1 de Outubro, no primeiro domingo desse mês. Entre os argumentos para escolher essa data está o facto de não colidir com o arranque do ano lectivo nem haver possibilidade de se fazer ponte.

De acordo com o deputado José Luís Ferreira, que chefiou a comitiva do partido ecologista, fazer as eleições a 24 de Setembro "podia perturbar o arranque do ano lectivo". Já a 8 de Outubro, "alguns portugueses podiam fazer ponte", aproveitando o facto de o feriado de 5 de Outubro calhar a uma quinta-feira, o que também desaconselha a escolha do feriado para ir a votos. Adicionalmente, "as eleições costumam ser ao domingo". Por isso, e em conclusão, "1 de outubro seria a melhor data".

O representante do PAN, Francisco Guerreiro, sublinhou que, "tendo em conta o calendário escolar e o Orçamento do Estado", o dia 1 de Outubro "parece-nos o mais sensato e é consensual até agora". O membro da Comissão Política Permanente do PAN disse ainda que o partido tem um "objectivo audacioso" que passa por eleger um vereador na câmara de Lisboa.

O PS também deveria ser ouvido esta segunda-feira, mas, de acordo com a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, que falou aos jornalistas no final das audições, alegou uma "impossibilidade" e será ouvido na quarta-feira, tal como o Bloco de Esquerda e o PCP. Será nesse dia que irá também ser ouvida a Associação Nacional de Municípios.

Isabel Oneto rejeitou que o Governo esteja a marcar já as eleições autárquicas devido aos comentários de Assunção Cristas, e garantiu que "o Governo manterá a isenção normal relativamente a todos os partidos políticos", depois de confrontada com os pedido de "parcimónia" de Teresa Leal Coelho, do PSD.


Ver comentários
Saber mais Eleições autárquicas Os Verdes PEV José Luís Ferreira câmaras municipais PAN Francisco Guerreiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio